ICL Notícias

118 desfiles são cancelados no Carnaval de rua de São Paulo

Alguns blocos tradicionais e que costumam carregar multidões na capital paulista, como o bloco Meu Santo É Pop, Domingo Ela Não Vai e Bloco da Preta, estão na lista de desistências
01/02/2024 | 10h21

A Prefeitura de São Paulo registrou, até esta quarta-feira (31), 118 cancelamentos de desfiles de blocos de Carnaval. Os organizadores alegam dificuldade de captar patrocínios e falta de diálogo com a gestão municipal. Os avisos foram publicados no Diário Oficial desde o fim do ano passado.

Alguns blocos tradicionais e que costumam carregar multidões na capital paulista, como o bloco Meu Santo É Pop, Domingo Ela Não Vai e Bloco da Preta, estão na lista de desistências.

Em entrevista à Folha de São Paulo, Jorge Minoru, fundador do bloco Meu Santo É Pop, que no ano passado atraiu 50 mil pessoas no centro de São Paulo, disse não ter conseguido “verba suficiente” para o desfile. “Blocos LGBT têm mais dificuldade em captar patrocínios”, diz.

Neste ano, 590 blocos se inscreveram para participar da festa popular. Alguns blocos, como o “Bloco do Fuá”, reduziram o número de desfiles e optaram por sair apenas um dia.

Muitos organizadores de blocos apontam, ainda, a demora da gestão municipal, comandada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), para definir o patrocinador oficial da festa. O resultado da licitação foi anunciado em 16 de janeiro, menos de um mês para o início dos desfiles.

Neste ano, a prefeitura definiu a dispersão dos blocos até as 17h, o que também é alvo de críticas dos organizadores.

Segundo informa a Folha de São Paulo, a cervejaria Ambev, que pulverizava verba aos blocos todos os anos, também reduziu os repasses neste ano. Em nota, a Ambev afirmou que segue como a principal apoiadora da festa e, em São Paulo, patrocinará os blocos Bicho Maluco Beleza, Monobloco, Bangalafumenga e Sargento Pimenta.

Além das marcas de cerveja, uma plataforma de busca de profissionais do sexo e um site de apostas online assediaram os organizadores de blocos para oferecer verba em troca de exposição das marcas. Alguns blocos, porém, recusaram as novas investidas por divergências com seus valores.

A gestão Nunes não comentou as críticas à demora sobre a definição do patrocínio oficial e disse que os R$ 26,6 milhões negociados são direcionados para a estrutura da festa. Neste ano, a Prefeitura irá distribuir verba total de R$ 2,5 milhões a cem blocos, selecionados por uma comissão.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail