ICL Notícias

Primeira onda de frio do outono atinge o Sul e o Sudeste nesta quarta-feira

Frente de instabilidade que precede o ar polar alcança apenas o Sul e avança em direção ao Sudeste do país provocando a primeira onda de frio
17/04/2024 | 15h07

A primeira onda de frio chega nesta quarta-feira (17) no Brasil, porém, a frente de instabilidade que precede o ar polar alcança apenas o Sul e, posteriormente, avança em direção ao Sudeste do país.

Em São Paulo, o clima para esta quarta-feira ainda se mantém quente, com possibilidade de pancadas de chuva e o risco de alagamentos, conforme informa o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Já no Sul do país, onde a queda de temperatura já é perceptível hoje (17), registros de chuvas intensas foram feitos na terça-feira (16), ocasionando alguns transtornos localizados durante a passagem da frente fria.

Na capital gaúcha, Porto Alegre, permanece, o alerta ao longo do dia, devido ao volume intenso de precipitação, levando a prefeitura a suspender temporariamente o serviço na unidade de Pronto-Atendimento Lomba do Pinheiro, que teve parte de sua estrutura, em fase de expansão, danificada durante o temporal.

A frente fria já chegou ao Paraná, onde ainda são esperadas chuvas e trovoadas durante a manhã desta quarta-feira, conforme informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), antes da queda brusca de temperatura.

Onda de frio: geada no Sul

Segundo o Inmet, o Sul do país pode registrar ocorrências de geada em regiões de serra e planalto entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas madrugadas de quinta (18), sexta (19) e sábado (20).

Onda de frio começa nesta quarta-feira (17)

Geadas surgem nas madrugadas do Sul do país. Foto: Reprodução

Frio atinge o Rio nesta quinta-feira

A instabilidade também atinge São Paulo nesta quarta-feira. A capital paulista tem temperaturas variando entre 19 °C e 29 °C, com maior probabilidade de chuvas ao longo da tarde e da noite, e a chegada do frio está prevista para quinta-feira.

Segundo o Inmet, as temperaturas mínima e máxima devem oscilar entre 17 °C e 20 °C.

No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, há chances de pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas máximas para os cariocas devem variar entre 18 °C e 34 °C, enquanto para os belorizontinos, entre 17 °C e 30 °C, com quedas previstas na quinta-feira em ambas as capitais.

Calor, chuvas e frio

O ciclo de calor, chuva e frio ocorre devido às frentes frias, que transportam umidade, movendo-se entre o ar quente e o ar polar frio. Ao se aproximar de uma região, empurram o ar quente, sendo substituídas pelo ar frio e seco após sua passagem.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail