Decidir se casar/ se unir a alguém, é uma das maiores decisões que você pode tomar. É um marco na vida de toda pessoa e deve ser levado a sério. É uma escolha que deve ser pensada, considerando vários fatores, e não deixar que pese somente o quanto vocês se amam.
Existem alguns questionamentos que podem ser feitos para uma resolução final, baseando-se no fato de que, 50% dos casamentos no Brasil terminam em divórcio.
Nos EUA os resultados são que 50% no primeiro casamento, 60% no segundo e 70% no terceiro, terminam em divórcio. Considerar alguns pontos importantes antes de dizer “Eu aceito” aumentarão as suas chances de criar uma união que prospere e perdure.
1) Há quanto tempo você conhece a pessoa?
Existem casais que se conheceram, 6 meses depois se casaram, estão juntos há 60 anos e felizes, mas são realmente uma exceção. Para conhecer alguém precisamos de tempo, convivência e sensibilidade.
Acredite! Existem pessoas que conseguem esconder quem realmente são por um período longo, até que transpareça sua real identidade. Uma boa regra é, no mínimo 1 ano de convivência.
2) Como são suas discussões?
Os conflitos nem sempre são fáceis de serem resolvidos. Resolvê-los construtivamente requer abertura para ouvir, ser empático e ter a compreensão de que o elemento que tem que vencer é o relacionamento e não vocês individualmente.
É investir menos energia querendo estar certo e mais achando soluções que funcionem para os dois. Se vocês discutem ao ponto de drenarem toda energia e sentir que saíram de uma batalha, oriento que procurem ajuda de um profissional antes de se unirem. Assim evitarão cometer um grande erro no futuro.
3) Vocês se aceitam como realmente são?
Não se case com alguém pelo que você imagina que a pessoa tenha de potencial. Case-se entendendo que a pessoa não evoluirá baseada nas suas expectativas, se você espera que ela seja outra pessoa em alguns anos, repense.
O inverso também é válido. Perceba se a pessoa te aceita como você é ou está tentando te mudar o tempo todo pelos moldes dela. Uma boa regra é casar-se com alguém que você aceite ser quem é, e que também lhe aceite como você é.
4) Você já fez todas as perguntas importantes?
Existem algumas perguntas, em diferentes áreas, que são muito importantes para saber se vocês combinarão como casal. Algumas delas incluem como vão dividir as finanças da vida em comum? Terão filhos? Como criá-los? Religião? Qual a visão de futuro juntos? Planos e aspirações juntos? Sexualidade? Estilo de vida?
Se houver diferenças significativas em qualquer destes assuntos, é melhor que vocês discutam e entrem em um consenso antes de se unirem. Não se case com alguém pensando que estas questões desaparecerão com o tempo ou que não são importantes. Elas são muito relevantes e podem se tornar um problema significativo ou até mesmo o motivo para uma separação. Decida assuntos de grande importância agora e tenha certeza de que chegarão a um acordo antes do casamento.
5) Você tem expectativas realistas sobre o casamento?
Existem vários meios de idealizarmos como deve ser um casamento. Podem ser como histórias da Disney, Romances de Hollywood, e clássicos da literatura pop. Nossos pais e amigos podem nos dar referencias positivas e negativas sobre o casamento e a cultura onde você se criou também tem impacto importante em sua vida.
Muitos jovens chegam ao casamento com altas expectativas que poderão ser irreais ou fatalistas. Tenha pessoas que você confia, modelos de casais felizes que podem ajudá-los a eliminar qualquer mito ou crença sobre esta união e orientá-los a ter as expectativas apropriadas sobre este passo.
Resolver se casar é uma fase excitante e estressante ao mesmo tempo. Aproveite estes pontos importantes para se questionarem e fazerem acordos que podem ser reavaliados com o tempo. Uma união depende do seu investimento de tempo e energia para que funcione. Prepare-se para ter um relacionamento equilibrado, dentro de expectativas realistas e com a base mais importante de todas, o amor.
Grande abraço,
Leia também
Os 4 Vilões do Relacionamento — parte 1
Deixe um comentário