Estudar no exterior é um sonho compartilhado por milhares de brasileiros, mas infelizmente, poucos são aqueles que tem recurso suficiente para bancar essa experiência. Pensando nisso, alguns países da Europa oferecem bolsas de estudo que cobrem parte ou 100% das despesas de alunos internacionais.
Segundo a pesquisa Selo Belta 2023, o interesse de brasileiros por universidades estrangeiras cresceu cerca de 18% entre 2019 e 2022. Os países que se destacaram na lista de destinos europeus para os estudantes foram Espanha, França e Itália.
Veja abaixo alguns países europeus com programas de bolsas que brasileiros podem se inscrever:
- Reino Unido
- O Reino Unido possui o programa de bolsas de estudo Chevening Scholarships, que oferece recursos para estudar em universidades da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou País de Gales. A bolsa e são para cursos de mestrado, está disponível para qualquer área de atuação, e cobre despesas como passagens áreas, mensalidades, taxas cobradas pela instituição de ensino escolhida pelo aluno, além de disponibilizar uma ajuda de custo para gastos pessoais.
- Espanha
- Na Espanha a Fundação Carolina é responsável por oferecer, todos os anos, bolsas para diversas áreas de estudo, seja pós-graduação, doutorado, estadias curtas de pós-doutorado, mobilidade docente e estudos institucionais. Para se candidatar é necessário acompanhar os editais da instituição, que fornecem informações detalhadas sobre os requisitos, prazos e procedimentos de inscrição.
- Itália
- O Ministério de Assuntos Estrangeiros e Cooperação Internacional (MAECI) oferece bolsas de pós-graduação, mestrado, doutorado e pesquisa para estudar na Itália, com duração de até nove meses. Para quem deseja se aprofundar na língua e na cultura italiana, a Study in Italy dispõem de bolsas de 3 mil a 9 mil euros além de seguro saúde durante toda a estadia.
- Alemanha
- O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) voltado para o público brasileiro, oferta bolsas de doutorado pleno e doutorado sanduíche, com bolsa mensal de 1.300 euros, seguro de saúde, auxílio para passagem aérea, além de subsídio único para pesquisa.
- França
- O Ministério Francês de Relações Exteriores oferece várias bolsas para estrangeiros. Neste caso, as bolsas são oferecidas diretamente às universidades francesas, e após aceito, o candidato deverá manifestar à instituição o desejo de concorrer às bolsas Eiffel.
Relacionados
Ranking da vergonha: o Brasil entre os piores salários de professores do mundo
Mesmo em um cenário global de desvalorização docente, Brasil se destaca negativamente com um dos piores salários do mundo
Fies abre inscrições para vagas remanescentes do primeiro semestre
Prazo vai desta terça-feira até 29 de abril
Estado de SP publica lista de escolas que podem aderir ao modelo cívico-militar
Modelo de educação cívico-militar é alvo de críticas por parte de educadores