O envelhecimento é uma das principais preocupações e dúvidas na vida do ser humano. Não por acaso, muitas pessoas buscam ter mais saúde e melhor qualidade de vida com o passar dos anos.
Um dos segredos, no entanto, é a dieta. Isso porque alguns alimentos podem fazer com que as pessoas envelheçam cada vez mais rápido.
De acordo com especialistas, os dois principais culpados por acelerar o envelhecimento são a exposição ao sol e o consumo de determinados alimentos avançados em glicação.
A glicação é uma reação espontânea entre moléculas e açúcares (glicose) e compostos como proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. O processo modifica as propriedades químicas da proteína, interferindo em aspectos físicos e funcionais do tecido, acelerando o processo de envelhecimento. A informação é do site Meu Valor Digital.
Alimentos:
Café
A junção da cafeína com o açúcar, combinação muito amada pelos brasileiros, pode ter um impacto muito negativo para o envelhecimento da pele em relação à desidratação. A pele seca é um forte indicador de envelhecimento.
Uma alternativa é consumir o café puro. Diversos estudos mostram que beber café traz benefícios para a saúde, mas evite adicionar açúcar.
Doces e bebidas açucaradas
Além de causar desidratação, o açúcar também tem outro papel no envelhecimento: iniciar o processo de glicação.
Quando você consome mais açúcar do que suas células podem processar, o excesso de moléculas de açúcar se combinam com proteínas.
Essa combinação produz finais de glicação avançada, que podem danificar o colágeno da pele.
Álcool
Consumir álcool também envelhece, especialmente o rosto. Um estudo publicado na National Library of Medicine descobriu que o consumo exagerado de álcool está associado ao envelhecimento mais grave do rosto, como o aparecimento de rugas.
Alimentos salgados
Dietas com alto teor de sódio e alimentos picantes podem afetar, e muito, a saúde da pele com relação ao envelhecimento. O limite diário recomendado para ingestão de sódio é 2.300 mg. Reduzir o sal na comida pode ser a chave para retardar o envelhecimento.
Frituras
As frituras causam a glicação e inflamação do corpo, o que pode danificar a pele de diversas maneiras.
As frituras devem ser evitadas e consumidas com moderação, de acordo com os especialistas.
Carne muito passada
As carnes muito passadas podem conter hidrocarbonetos pró-inflamatórios, compostos que promovem a inflamação.
Assim, com a inflamação, o colágeno da pele acaba se decompondo devido à atividade enzimática.
Gordura trans
A gordura trans, além de aumentar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o risco de doenças cardíacas, pode ser extremamente prejudicial à pele, causando inflamação do corpo.
Para ter mais qualidade de vida, evitar problemas futuros e combater o envelhecimento, corte o consumo de gordura trans.
Leia também:
Colesterol: saiba quais são os principais alimentos para melhorar seus índices
Deixe um comentário