Um estudo, feito pela plataforma Linkedin, revela que 75% dos profissionais brasileiros pesquisados estão considerando mudar de emprego em 2024. O número é 15 pontos percentuais maior em comparação com 2023 (60%).
Em comparação a outros países pesquisados, os números do Brasil são menores que os dados obtidos nos EUA (85%), porém estão em linha com o Reino Unido (75%), Irlanda (73%) e Alemanha (71%).
Nos outros países, assim como no Brasil, o números de pessoas que buscam uma mudança profissional também registrou aumento na comparação com o ano passado, segundo o Linkedin.
Os EUA tiveram um aumento de 18 pontos percentuais (67%), 15 pontos percentuais no Reino Unido (60%), 14 pontos percentuais na Irlanda (59%) e 13 pontos percentuais na Alemanha (59%).
MOTIVOS
A pesquisa apresentou ainda os principais fatores que motivam os profissionais a buscarem novas oportunidades no mercado de trabalho. A necessidade de salários mais altos (44%), o desejo de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal (29%) e a confiança em suas habilidades (21%) são os principais motivadores para os profissionais estarem considerando mudar de emprego.
51% dos profissionais recusariam uma oferta de trabalho presencial integral em favor de uma política de trabalho híbrida/remota. O estudo revelou, ainda, que 33% dos profissionais afirmam que não sabem como alinhar suas habilidades aos empregos que desejam.
Relacionados
Veja as áreas em alta com as mudanças no mercado de trabalho
Vários fatores influenciam a busca por emprego, incluindo a área de atuação e a experiência profissional
Conheça 8 empregos que ainda não existem e serão comuns em 2030
Muitas profissões que atualmente existem naturalmente deixarão de existir nos próximos anos e décadas
Desigualdade é desafio para empregos do futuro, segundo relatório global
Para avançar, países como o Brasil precisam ainda resolver um problema central: a alta desigualdade socioeconômica