Para prevenir o abuso do poder religioso e garantir a lisura nas eleições para conselhos tutelares no Brasil, que ocorrem hoje (1º de outubro), o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) informações que detalhes quais medidas foram tomadas pelo órgão.
O objetivo do requerimento do MPF é que o pleito seja realizado observando princípios constitucionais, como os da liberdade religiosa e da laicidade estatal, ou seja, a separação entre Estado e Igreja.
RISCO DE INTERFERÊNCIA RELIGIOSA
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Rio de Janeiro encaminhou a solicitação ao Conanda, por meio de ofício, após ter recebido uma representação do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), através da Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância (AECCI).
O documento recebido alerta para um suposto risco de interferência por abuso de poder religioso nas eleições nacionais que acontecerão no próximo domingo, em todo o país.
A representação trouxe informações veiculadas em matérias jornalísticas recentes afirmando que grandes entidades religiosas estão influenciando seguidores a participarem das eleições e votarem em determinados candidatos, que supostamente propagariam os seus ideais religiosos na atuação como conselheiro tutelar.
Segundo a representação, para além do estímulo do ato de cidadania, o objetivo seria o exercício de influência sobre os fiéis para elegerem candidatos religiosos, a fim de direcionar esferas institucionais do próprio Estado para que adotem um conceito tradicional e excludente de família.
Para o MPF, o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, portanto, a atuação de seus conselheiros tutelares deve ser sempre norteada pelo Princípio da Proteção Integral da Criança e do Adolescente, coluna dorsal do ECA, como também prevê a Constituição Federal em seu art. 227.
Relacionados
Reação a Trump faz liberal Mark Carney vencer eleição no Canadá contra conservadores
Liberais garantem quarto mandato, mas dependem de alianças por boa votação nos Conservadores
PF faz buscas em alvos da Operação Overclean, que mira desvios de emendas
Foram expedidos pelo STF 16 mandados de busca e apreensão e secretário foi afastado
CCJ do Senado adia análise de novo Código Eleitoral
Senadores pediram mais prazo para analisar os 900 artigos