Levantamento do Paraná Pesquisas afirma que 41,4% dos portugueses têm uma visão positiva dos brasileiros que vivem no país, enquanto 20,5% têm uma visão negativa. A percepção neutra é apontada por 36,9% dos entrevistados, enquanto 1,2% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também revela que 64,4% dos portugueses afirmam que “nunca se mudariam para o Brasil” se tivessem a oportunidade, enquanto 26,1% consideram a possibilidade de se mudar, e apenas 3,1% afirmam que “com certeza se mudariam para o Brasil”.
A pesquisa foi feita por entrevistas telefônicas, de 8 a 17 de fevereiro de 2024, com 840 portugueses de 18 anos ou mais. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
Brasileira espancada em Portugal
Recente, foi compartilhado nas redes sociais o caso da estudante brasileira de 14 anos agredida por outra aluna portuguesa do lado de fora da escola em que estuda em Santarém, na região do Ribatejo, Portugal.
A mãe da vítima, Lucélia Marília Oliveira, afirmou que além da violência ocorrida, os “dois filhos sofreram insultos xenófobos e choraram quando ouviram ‘volta para tua terra’”.
Deixe um comentário