Temporais fortes a severos, com muitos raios, atingiram diversas cidades do Rio Grande do Sul, ontem à noite.
Em algumas localidades, as pedras de granizo apresentaram grande diâmetro com danos em moradias e prédios, mas ainda não há uma estimativa oficial de residências atingidas no estado porque a situação de tempo severo segue no estado, informa o site MetSul.
Os temporais mais fortes ocorreram em municípios do Oeste, Noroeste, Centro e o Norte do estado gaúcho até o final da terça. Os temporais vieram com chuva forte, abundante registro de raios e granizo de variado tamanho, médio a grande em diferentes cidades. A precipitação em algumas cidades passou dos 30 mm em curto intervalo.
GRANIZO GIGANTE
Granizo gigante atingiu a cidade uruguaia de Artigas, que faz fronteira com a localidade gaúcha de Quaraí, no Oeste do Rio Grande do Sul. As pedras de gelo enormes que caíram por volta das 20h causaram estragos em grande número de telhados da cidade e outros pontos do departamento do Norte uruguaio.
Um dos municípios mais atingidos pelo granizo no Rio Grande do Sul foi o de Barros Cassal. De acordo com informações do jornal Serrano, é grave a situação no município do Norte do estado. As aulas foram suspensas nesta quarta e uma equipe da Defesa Civil do estado estará nesta quarta na cidade avaliar a situação.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos possui quatro categorias para definir o tamanho de granizo: pequeno (menos de 2 centímetros), grande (2 cm a 4,5 cm), muito grande (4,5 cm a 7 cm) e gigante (maior que 7 cm). O granizo que caiu em alguns municípios gaúchos no final da quarta, assim, variou entre muito grande e gigante.
Dentro de nuvem Cumulunimbus de tempestade, partículas de gelo se desenvolvem a partir de água superresfriada. As partículas caem em direção à parte inferior da nuvem devido à força da gravidade, mas são forçadas a subir por poderosas correntes ascendentes de ar dentro das nuvens (updrafts).
Deixe um comentário