Rival de Donald Trump na disputa interna do Partido Republicano para a corrida pela Casa Branca, em novembro, Nikki Haley obteve, no último domingo (3), a primeira vitória contra o ex-presidente americano nas primárias em Washington. O resultado, no entanto, não deve alterar o resultado da competição.
A votação na capital dos Estados Unidos durou três dias e foi encerrada às 19h do último domingo (3). Nikki Haley obteve 62,9% dos votos, contra 33,2% de Trump.
Nikki Haley, na última sexta-feira (1), visitou Washington em campanhas antes das primárias, ao contrário de seu adversário. A capital dos Estados Unidos envia 19 dos 2.429 delegados à Convenção Nacional Republicana, em julho, onde o candidato do partido é selecionado.
Donald Trump, no entanto, venceu as primeiras oito disputas de nomeação por margens significativas. Antes da vitória de Haley em Washington, tinha somente 24 delegados, e Trump, 244.
Nikki Haley
Ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley é a única concorrente que ainda permanece na disputa contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a desistência de outros candidatos.
Depois da confirmação da vitória em Washington, Haley sugeriu que não se sentia mais vinculada à promessa de apoiar o eventual candidato republicano na corrida para a Casa Branca. O apoio, no entanto, não foi descartado. Segundo a ex-governadora, ela não sabe se Trump seguiria a Constituição caso fosse eleito presidente.
“Super Terça”
Na próxima terça-feira, dia 5 de março, ocorre a tradicional “Super Terça”, quando 15 estados e um território realizam suas primárias ao mesmo tempo. O dia costuma ser decisivo nas primárias da eleição americana.
Deixe um comentário