A ministra da Saúde Nísia Trindade criticou “o abandono e a negação da ciência e da vida pelo governo” de Jair Bolsonaro (PL), que impactou o Brasil durante a pandemia do coronavírus de forma “dramática”.
As declarações de Nísia Trindade foram feitas nesta segunda-feira (11) durante a inauguração do Memorial da Pandemia de Covid-19, em Brasília. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o cenário de Covid-19 no mundo como uma pandemia.
“Esse é um momento de reflexão, mas também de um agir ligado ao esforço reflexivo para construirmos uma memória de um evento que denota muito mais do que o abandono, mas a negação da ciência e da vida pelo governo anterior”, afirmou.
O evento foi realizado no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores, em Brasília. Nísia Trindade pediu um minuto de silêncio “em necessária referência a todas as vidas que perdemos na pandemia da Covid-19”.
Memorial da Pandemia de Covid-19

Memorial da Covid-19 ficará no Rio de Janeiro. Foto: Agência Brasil
No final do ano passado, uma portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União instituiu o Memorial da Pandemia de Covid-19. O espaço ficará no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro.
O local é destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia, na perspectiva de estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar.
“O espaço deverá ter caráter educativo e de transmissão de conhecimento no campo da saúde, contemplando múltiplos olhares e perspectivas e assegurando interdisciplinaridade no tratamento do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições”, definiu a portaria.
Relacionados
Medicamento que retarda o Alzheimer pode chegar ao Brasil ainda este ano
Empresa responsável já entrou com solicitação para aprovação da Anvisa
Estudo identifica principal fator de câncer de cólon entre jovens
Fatores de estilo de vida e dieta são alguns fatores que influenciam o risco de câncer colorretal
‘2º cérebro’: o que a ciência já sabe sobre a importância do intestino na saúde da mente
Composta por trilhões de microrganismos, a microbiota intestinal também é responsável pela produção de metabólitos que atuam como neuroprotetores