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Recentemente há um aumento nos casos de golpes direcionados aos beneficiários do INSS. O esquema criminoso acontece por meio de diversos meios, como ligações telefônicas, mensagens de texto, WhatsApp e e-mail.

Segundo o portal Mix Vale, mesmo com os alertas do INSS, as fraudes são cada vez mais comuns. Portanto, todo cuidado é pouco para não cair em armadilhas.

Golpe da ligação para agendar perícia ou informar exigência

Com a pandemia, atendimentos presenciais foram adiados, levando o INSS a realizar contatos telefônicos para reagendar perícias ou informar sobre exigências pendentes. As agências do Instituto já foram reabertas, no entanto, criminosos aproveitam-se disso para obter informações e documentos pessoais dos segurados.

Fique atento e não forneça dados por telefone. As ligações são destinadas apenas para fornecer informações aos segurados. O INSS nunca solicitará dados pessoais como CPF; senha; número de cartão.

Aplicativo MEU INSS fica disponível na plataforma Gov.br

Aplicativo fica disponível na plataforma Gov.br. Foto: Reprodução/ INSS

Em caso de necessidade de documentos ou informações adicionais, os atendentes instruirão os segurados a fornecerem esses dados por meio do sistema Meu INSS.

Me ligaram, e agora?

Uma maneira de verificar a autenticidade de uma ligação é solicitar ao atendente que faça as solicitações de informação através do Meu INSS, o canal formal de comunicação. Não passe informações por telefone e evite ser uma possível vítima.

Golpe da promessa de valores atrasados

Outro golpe comum envolve promessas de valores atrasados do benefício, exigindo taxas para liberação.

No golpe da promessa dos atrasados, o golpista alega que você tem valores pendentes a receber da Previdência. Em seguida, ele pedirá uma “taxa” para liberar esses valores, solicitando um depósito em uma conta bancária.

Lembre-se: o INSS nunca cobra para liberar pagamentos atrasados, portanto, desconfie caso isso ocorra e encerre a ligação para evitar cair em golpes. Este tipo de golpe ainda é comum e requer atenção.

Golpe do benefício bloqueado

Criminosos podem ligar informando sobre o bloqueio do benefício, solicitando confirmação de dados pessoais para desbloqueio.

Neste tipo de golpe, o criminoso busca obter seus dados pessoais para uso indevido. Eles afirmarão que seu benefício está bloqueado e solicitarão informações pessoais e bancárias para supostamente desbloqueá-lo.

Golpe da promessa de aumento do benefício

Alguns golpistas prometem aumentar o valor do benefício, solicitando taxas adiantadas. Na verdade, isso só pode ocorrer legalmente por meio de revisão judicial. Não caia nessa armadilha.

Golpe com links em mensagens falsas

Outra tática comum é o envio de links em mensagens, supostamente de bancos ou do INSS, para atualização de dados.

Criminosos enviam links falsos, aparentando serem do banco do segurado, solicitando atualização de dados cadastrais ou informando pendências no CPF. Ao clicar, o site pode parecer legítimo, levando a vítima a divulgar dados pessoais e senhas, possibilitando que a fraude aconteça.

Fique atento: bancos não solicitam atualizações por mensagem de celular, e-mail ou WhatsApp. Portanto, nunca clique em links suspeitos por serem golpes em potencial.

Como se proteger?

O INSS separou algumas dicas para os aposentados evitarem cair em golpes. Confira:

  1. Mantenha os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135.
  2. Não atenda solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone.
  3. Não clique em links enviados por SMS e desconfie de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41.
  4. Acesse o MEU INSS na plataforma Gov.br para confirmar o contato ou a convocação. O segurado pode baixar o aplicativo para maior comodidade.
  5. Use apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.

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