ICL Notícias
Pedro Barciela

Autor no blog Essa Tal Rede Social, estuda e atua na área de monitoramento e análise de redes sociais com foco em política e campanhas eleitorais.

Colunistas ICL

A frustração antibolsonarista nas redes sociais

Série de decisões promovidas pelo governo federal geram incômodo entre antibolsonaristas
24/03/2024 | 15h50

No início da semana, o debate sobre o presidente segue “sequestrado” por análises e críticas à comunicação do governo federal. Entre apoiadores, tentativas de encontrar saídas para o problema; entre detratores, vaticínios sobre um suposto derretimento do governo federal.

Alguns elementos corroboram a análise de detratores: episódios recentes planejados ou potencialmente positivos para o governo federal também frustraram possíveis expectativas. Dentre eles, destaque para a reunião ministerial que, inicialmente restrita às análises de comentaristas na imprensa, foi sequestrada por atores de oposição nas redes sociais; em outra frente, temas como viagens, queda no número de seguidores de Lula e até mesmo disputas internas deixam o campo governista em posição extremamente reativa nas redes.

O debate sobre a COMUNICAÇÃO no governo LULA atingiu o maior volume de menções desde o início do governo no X

Já no dia 19/03, com o arrefecimento no volume de menções, um ponto que reflete uma crise interna ao campo governista: a recusa do governo federal em produzir — ou apoiar — manifestações contra o golpe de 1964. O tema é abordado na notícia mais compartilhada citando o presidente nesse dia: “Depois de cancelar atos sobre ditadura, Lula desiste também de Museu da Memória e dos Direitos Humanos” (3,7 mil shares). Recebida com forte descontentamento entre apoiadores e antibolsonaristas, que veem no diálogo com setores das forças armadas características bolsonaristas, o tema poderá causar danos ao governo federal nas redes sociais, principalmente neste agrupamento antibolsonarista. Esse comportamento será registrado também em outro tema: os sigilos de 100 anos.

A reportagem sobre sigilos impostos pelo governo Lula foi explorada por bolsonaristas no dia 21/03, principalmente perante a tweets de Lula que, em 2022, prometia acabar com o sigilo de 100 anos. O buzz gerado resulta em matérias também de portais ligados diretamente ao bolsonarismo.

A resposta do governo repercute exclusivamente entre portais de esquerda, criticando e questionando as informações divulgadas pelo portal que inicialmente divulgou a notícia. O incômodo do agrupamento antibolsonarista com o tema recai, mais uma vez, no entendimento de que o governo federal (sob comando do presidente Lula) estaria adotando uma postura similar ao governo Jair Bolsonaro. Essa perspectiva gera críticas internas contra o governo Lula, enfraquecendo-o nas redes sociais.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail