ICL Notícias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu previsão para hoje (25) com a diminuição da intensidade das chuvas e já não há mais alertas máximos de “alto risco”. Há ainda, no entanto, riscos de enchentes e deslizamentos em várias áreas do país nesta segunda-feira, sobretudo no Sudeste.

De acordo com o instituto, regiões dos estados do Amazonas, Maranhão, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo estão sob alerta laranja de perigo por conta das chuvas.

Nessas áreas, há possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 a 100 km/h, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Há alerta do Inmet de risco moderado em quase todo o país, com exceção apenas dos estados do Sul e em Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Nas regiões da Zona da Mata, no estado de Minas Gerais, Sul e Central do Espírito Santo, e em todo o estado do Rio de Janeiro, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta risco moderado de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, podendo deflagrar alagamentos e inundações urbanas.

Previsão do tempo: Risco de deslizamento de terra

No Sudeste, há risco moderado de deslizamentos de terra, especialmente em encostas urbanizadas, além de eventuais “quedas de barreira” às margens de rodovias, nas regiões do Vale do Paraíba, em São Paulo (com destaque para a região litorânea), na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Sul, Centro, Noroeste e Norte Fluminense, assim como Sul Espírito-Santense.

O alerta se deve aos altos acumulados observados e ao solo próximo à condições de saturação, ainda que a previsão seja de chuva fraca com possibilidade de gerar baixos acumulados pluviométricos.

O Norte do país tem risco moderado de ocorrência de movimentos de massa em Manaus, no Amazonas, devido aos acumulados registrados nas últimas 24h e a possibilidade de pancadas de chuva.

Chuvas matam 25 pessoas no RJ e ES no fim de semana

As chuvas que atingiram a região Sudeste neste fim de semana deixaram ao menos 25 mortos no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O Espírito Santo registrou 17 mortes. Mimoso do Sul, uma das cidades mais afetadas pelo temporal, teve 15 mortes no total. As outras duas foram no município de Apiacá. Ao menos 5.200 pessoas permanecem desalojadas e 255 estão desabrigadas no estado. Não há registros de desaparecidos até o momento.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail