Para participar do processo eleitoral deste ano, nas eleições municipais de outubro, brasileiros têm um mês para regularizar a situação eleitoral a tempo. O prazo, com serviços como a transferência de domicílio e a atualização de dados cadastrais, termina dia 8 de maio.
Na última segunda-feira (8), terminou o prazo para que a regularização fosse feita via internet. Quem não fez o registro de biometria, não poderá mais acessar os serviços eleitorais de forma online. O cadastro só será feito presencialmente nos cartórios eleitorais.
Os eleitores que estão com a biometria em dia podem seguir utilizando os serviços via internet normalmente. A ausência do registro biométrico não impede o eleitor de votar nas eleições municipais.
Entretanto, a Justiça Eleitoral alerta que a biometria confere mais segurança ao voto, além de evitar a formação de filas nas seções eleitorais.
Eleições: Como consultar a situação eleitoral?
O eleitor, para consultar a situação eleitoral, deve acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou o aplicativo do e-Título, clicar em “situação eleitoral”, e por fim, preencher as suas informações.
Quem não tiver o título de eleitor regularizado até o dia 8 de maio não poderá votar no primeiro e nem no segundo turno. Aqueles que se ausentarem da votação, terão que efetuar a justificativa até 60 dias após as eleições.
Deixe um comentário