O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Unificado, também conhecido como o “Enem dos Concursos”, será disponibilizado a partir do dia 25 de abril. A informação foi confirmada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante participação no programa Bom Dia, Ministra desta quinta-feira (11).
O cartão de confirmação do Concurso Público Nacional Unificado terá informações como a cidade de realização das provas e recursos de acessibilidade, se for o caso. Segundo a ministra Esther Dweck, vai ser possível pedir a correção para a organizadora do concurso caso o local de prova no cartão não seja o mesmo que escolhido no momento da inscrição.
Na última semana, o Ministério divulgou os horários de abertura e fechamento dos portões e o início e duração das provas, que serão realizadas no dia 5 de maio em 228 municípios.
Os candidatos vão realizar as provas em dois turnos: de manhã, os portões serão abertos às 7h30 e, no período da tarde, às 13h. Todo o cronograma segue o horário de Brasília.
Os candidatos disputarão as 6.640 vagas oferecidas com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
Segurança do Concurso Unificado
Esther Dweck falou sobre a segurança e logística para a realização das provas, citando o apoio de órgãos de segurança pública federais, como Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, e estaduais, como Polícia Militar, Civil e Bombeiros.
Segundo a ministra, em alguns locais haverá detectores de metal e de ponto eletrônico, e que a organização vai recolher biometria de todos os candidatos que estão prestando o concurso, usando como exemplo a organização e segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mais de 2 milhões de inscritos em todo o país
De acordo como o Ministério da Gestão e Inovação, 2.144.435 pessoas tiveram suas candidaturas confirmadas no Enem dos Concursos para concorrer às 6.640 vagas, ao nível médio e superior, distribuídas em 21 órgãos federais com salários que vão de R$ 3.997,32 a R$ 23.579,71.
Segundo o ministério, São Paulo tem o maior número de inscritos, 228.452, à frente de Rio de Janeiro, com 223.248, e Distrito Federal, com 220.442 candidatos.
Auditor-fiscal do trabalho, no Ministério do Trabalho, analista técnico-administrativo, na Advocacia Geral da União (AGU), e analista técnico-administrativo do Ministério da Gestão são as vagas mais concorridas que exigem graduação.
Dois dos mais concorridos de nível médio são técnico de indigenismo (Funai) e técnico em informações geográficas e estatísticas (IBGE).
Clique aqui e saiba como se preparar para o Enem dos Concursos.
Deixe um comentário