O salário mínimo, de acordo com a previsão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve ser de R$ 1.502 no ano que vem. A informação foi dada inicialmente pela Folha de São Paulo.
O valor segue a fórmula de correção da política de valorização, que inclui reajuste pela inflação de 12 meses até novembro do ano anterior mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes (neste caso, a alta de 2,9% observada em 2023).
As contas estão no PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025, que será enviado ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (15).
Alta de 6,37% no salário mínimo
Caso confirmado, o valor representará um aumento de 6,37% em relação ao salário mínimo atual, de R$ 1.412. Esse valor foi determinado por meio de um decreto de Lula, que aplicou a regra prevista na nova lei de valorização do salário mínimo, aprovada no ano passado.
O novo valor ainda pode sofrer alterações, a depender de variações na estimativa para a inflação e eventuais revisões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no desempenho do PIB de 2023.
Uma nova estimativa será encaminhada com a proposta orçamentária, em 31 de agosto.
Mudança na meta fiscal
O PLDO de 2025 também deve incluir uma alteração na meta fiscal do ano que vem, que deve ser fixada como zero (ou seja, receitas iguais às despesas). Até então, o governo trabalhava com um superávit de 0,5% para 2025.
Com a mudança na meta, o valor vai de encontro ao que está previsto no arcabouço fiscal, aprovado no ano passado.
Deixe um comentário