Uma nova onda de forte calor deverá atingir grande parte do Brasil neste fim de abril. A última semana do mês será marcada por temperaturas até 5 °C acima da média em diversos estados, principalmente do Centro-Oeste, Sudeste e Região Sul.
A nova onda de calor é resultado da atuação de uma área de alta pressão na parte média da atmosfera, que age como uma barreira, mantendo o ar seco e quente e elevando as temperaturas nos próximos dias.
Segundo o Climatempo, a onda de calor se deve à alta pressão atmosférica vai impedir a chegada de frentes frias ao Centro-Oeste e Sudeste. O tempo permanecerá seco e o calor intenso.
Os estados em que a temperatura deve ficar mais alta são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e parte de Minas Gerais.
De acordo com o Metsul, em várias cidades do Centro-Oeste e do interior de São Paulo, e mais isoladamente em Minas Gerais, as máximas, no decorrer desta semana, em função da nova onda de calor, vão ficar ao redor e acima de 35 °C, podendo chegar a 37 °C e 39 °C.
A cidade de São Paulo, por exemplo, terá algumas tardes em que as máximas vão superar os 30 °C. Normalmente nesta época, as temperaturas ficam em torno de 25 °C.
Onda de calor no Sul
No Sul do Brasil, o Paraná deve ser o estado em que a temperatura deve ficar mais alta nesta última semana de abril.
Já no Rio Grande do Sul, instabilidade frequente reduzirá o impacto do ar quente na maior parte dos dias, mas no final desta semana há possibilidade de ar muito quente invadir o estado com máximas muito elevadas para o final de abril.
Temperaturas nas capitais
- São Paulo: máximas de 30 °C e mínimas de 19 °C.
- Rio de Janeiro: máximas de até 34 °C e mínimas de 19 °C.
- Vitória: máximas de até 31 °C e mínima de 21 °C.
- Belo Horizonte: máximas de até 30 °C e mínimas de 18 °C.
- Campo Grande: máximas de 34 °C e mínimas de 22 °C.
- Cuiabá: máximas de 36 °C e mínimas de 24 °C.
- Goiânia: máximas de 32 °C e mínimas de 19 °C.
- Brasília: máximas de 30 °C e mínima de 19 °C.
Deixe um comentário