ICL Notícias
País

Onda de calor: capitais devem ter temperaturas acima de 30 °C no fim de semana; veja a previsão

Onda de calor provocará efeitos em todo o país pelo menos até a próxima quinta-feira (2)
26/04/2024 | 11h54

A quarta onda de calor do ano de 2024 deve ser sentida pelos brasileiros neste final de semana, com as temperaturas acima dos 30 C em todas as capitais brasileiras, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No interior de São Paulo, no interior de Minas Gerais e em todo o Centro-Oeste, as temperaturas devem ficar acima da média. No Rio de Janeiro, as máximas podem chegar a 39 °C nos próximos dias e em Cuiabá, os termômetros devem registrar até 37 °C.

Onda de calor

A onda de calor é provocada por uma área de alta pressão, que age como uma barreira conhecida como bloqueio atmosférico

Essa onda de calor que provocará efeitos em todo o país pelo menos até a próxima quinta-feira (2) é provocada por uma área de alta pressão, que age como uma barreira conhecida como bloqueio atmosférico.

Com isso, fica impedida a chegada de frentes frias no Centro-Oeste, mantendo o ar seco e quente e elevando as temperaturas nos próximos dias.

Chuva no Sul

Com a ação da onda de calor, que bloqueia a chegada de frentes frias no Centro-Oeste do país, elas acabam se concentrando no Sul, onde são esperadas chuvas fortes nos próximos dias.

No sábado, uma frente fria deve avançar sobre o Rio Grande do Sul na parte da noite. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo deve permanecer firme, com muito calor. No domingo, as condições para tempo instável no Rio Grande do Sul continuam e há previsão de temporais em todas as regiões.

Chuva acima da média para abril

Previsão do tempo: chuva em brasília

A chuva já supera a média climatológica para o mês em 12 capitais brasileiras

A poucos dias do fim do mês de abril, a chuva já supera a média climatológica para o mês em 12 capitais brasileiras. Em Salvador, por exemplo, foi registrado um acumulado de quase 800 milímetros até esta quinta (25), o que torna o abril de 2024 o mais chuvoso da capital baiana em 51 anos.

O Norte e Nordeste, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do aquecimento das águas do Oceano Atlântico, concentra metade das capitais que já superaram a média para o mês.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail