A repatriação dos brasileiros em territórios israelenses e palestinos foi tema do ICL Notícias 1ª Edição, que recebeu hoje o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer. No programa, o diplomata falou sobre as dificuldades das operações de resgate nas áreas de conflito, principalmente daqueles que atualmente se encontram na Faixa de Gaza.
De acordo com o embaixador, o governo brasileiro está empenhado na repatriação de todos os cidadãos brasileiros, mas tem encontrado dificuldades nas negociações. Segundo ele, a decisão agora é militar e é impossível prever quando realmente todos serão resgatados.
“A decisão de abrir a fronteira é militar. Ninguém pode prever, só quando eles acharem e decidirem que é seguro”, disse Meyer. “Tem a fronteira para sair e para entrar. Para sair, está nas mãos dos israelenses. Para entrar, está com os egípcios. Em princípio, o Egito já concordou com a entrada, permitindo a saída dos brasileiros pelo país. Estamos aguardando apenas Israel dar a permissão”, informou o embaixador.
Segundo Meyer, as negociações em curso entre Brasil, Israel e Palestina buscam encontrar uma solução pacífica para a situação dos brasileiros nos dois territórios. O embaixador ressaltou ainda que as tratativas não envolvem não apenas o Brasil e o governo israelense, mas também outros países, incluindo os Estados Unidos, a Rússia e a Grã-Bretanha.
Meyer disse ainda que outros países sul-americanos, incluindo Chile, Uruguai e Argentina, também buscam ajuda do Brasil para repatriar seus cidadãos da zona de conflito entre Israel e a Palestina.
Deixe um comentário