A historiadora Monique Sochaczewski foi entrevistada, hoje, no ICL Notícias 1ª Edição, e comentou o conflito entre Israel e o Hamas. Desde o último dia 7, quando Hamas atacou Israel em diferentes frentes, a resposta israelense foi decretar guerra ao grupo terrorista e fazer bombardeios diários à Faixa de Gaza, onde vivem mais de 2 milhões de palestinos.
Perguntada sobre a altíssima rejeição ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o Bibi, Sochaczewski apontou o fracasso da política do líder israelense. O Dialog Center fez um levantamento que indicou que 86% dos entrevistados dos israelenses acreditam que o ataque surpresa de Gaza é um fracasso da liderança do país, isto é, Netanyahu.
“O ‘X’ da questão é Benjamin Netanyahu. Ele é o grande fracasso, a grande vergonha. (…) Foi um fracasso em termos de inteligência, um fracasso em termos de resposta militar. O governo está totalmente disfuncional. Um fracasso em termos de resposta para a sociedade civil”, afirmou a historiadora.
Confira a íntegra da entrevista:
Relacionados
Papamóvel será transformado em clínica móvel para crianças em Gaza
Veículo está sendo equipado com ferramentas médicas de diagnóstico e emergência para ajudar no território palestino, cumprindo um dos últimos desejos de Francisco
Gabinete de segurança de Israel aprova plano que inclui a ‘conquista’ de Gaza
A intenção do governo de Netanyahu é fazer com que os palestinos deixem o enclave; proposta é apoiada por Trump, que pretende fazer um resort de luxo na região
Não leia este texto sobre Gaza
O planeta segue a rotina como se o pacto civilizatório ainda estivesse valendo. Não está