As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada afetaram quase 90% dos municípios gaúchos. Até o momento, 444 cidades, de um total de 497, foram atingidas pelas consequências do evento climático.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h deste sábado (11), 1.951.402 de pessoas foram afetadas. As informações são da Agência Brasil e Inmet.
Quase 340 mil desalojados
Até o momento, 339.928 mil pessoas estão desalojadas. Deste total, 71.398 estão em abrigos.
Há a confirmação de 136 mortes e 756 feridos. Há ainda 141 pessoas desaparecidas no estado.
As forças de segurança, com auxílio de voluntários, conseguiram resgatar 74.153 pessoas e 10.348 animais.
Até o momento, 20 mil homens e mulheres foram mobilizados pelas Forças Armadas para atuar na Operação Taquari 2, como foi batizado o esforço de resgate e contenção dos efeitos das enchentes no estado.
Previsão
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (10) alertas de “perigo” e de “risco potencial” para Porto Alegre e quase todo o estado do Rio Grande do Sul, respectivamente.
A previsão para o fim de semana é de temporais e novas inundações. Os rios Gravataí e dos Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre, podem transbordar.
O alerta de “perigo” inclui, além de fortes chuvas, ventos intensos — entre 60 km/h e 100 km/h — e possibilidade de queda de granizo.
Em praticamente todas as cidades do Rio Grande do Sul podem ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Deixe um comentário