A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o avanço de uma frente fria conseguiu enfraquecer parcialmente o bloqueio que atua sobre o país. Nesta quarta-feira (15), ao menos cinco capitais devem registrar a menor temperatura do ano.
A Região Sul deve ter os menores registros. Porto Alegre deve ter mínima de 7 °C nesta quarta. Em Florianópolis, a previsão é de mínima de 12 °C.
De acordo com os meteorologistas do Climatempo, Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá e Rio Branco devem registrar a menor temperatura do ano nesta quarta-feira (15).
Rio de Janeiro e São Paulo também devem ter quedas expressivas de temperatura. A capital paulista deve ter mínima de 16 °C, enquanto na capital fluminense a mínima deve ficar na casa dos 18 °C.
A frente fria, no entanto, pede força ainda nesta semana, com máximas já bem mais elevadas previstas para o fim da semana. O bloqueio atmosférico, que impede que as frentes frias avancem, concentrando as instabilidades no extremo Sul do país, deve durar até o final de semana.
Frente fria: Risco de geada no Sul

Com o avanço da frente fria, o Sul do país tem risco de geada. Foto: Governo de Santa Catarina
Com o avanço da frente fria, o Sul do país tem risco de geada. Em alguns pontos do sul do Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha e Catarinense, os termômetros podem registrar marcas abaixo de 0 °C.
O Inmet emitiu três alertas meteorológicos por conta da geada prevista na região: dois avisos de “perigo” e um aviso de “perigo potencial”.
O Sul do Rio Grande do Sul e a região da Serra Gaúcha, além da divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sob alerta de perigo, devem ter temperatura mínima entre 3 °C e 0 °C.
Todo o estado do Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina, sob alerta de perigo potencial, têm risco de perda das plantações, com temperatura mínima na casa dos 3 °C.
Volta das chuvas no RS

Os maiores acumulados devem ser registrados no norte do Rio Grande do Sul. Foto: Gilvan Rocha/ Agência Brasil
Com a passagem da frente fria, que tem gerado um alívio rápido do calor e a diminuição das chuvas no Rio Grande do Sul, a previsão é que as temperaturas voltem a subir no Sudeste e no Centro-Oeste a partir de quinta-feira (16).
No Sul do país, a chuva deve voltar a acontecer na quinta-feira, mas a condição não deve ser tão extrema quanto a observada nos últimos dias. Os maiores acumulados devem ser registrados no norte do Rio Grande do Sul.
Os volumes de chuva devem ficar na média entre 60 e 100 milímetros no norte do estado. Na região de Porto Alegre, os acumulados devem ficar entre 30 e 50 milímetros.
Relacionados
Previsão do tempo: Frente fria avança e temporais marcam algumas regiões essa sexta
Uma frente fria no Sudeste e alertas de temporais no Sul e Centro-Oeste definem o cenário climático desta sexta-feira
‘Cidade de data centers’ no RS pode gastar mais energia que 40 milhões de pessoas
Maior complexo de infraestrutura digital da América Latina deverá ser erguido em município devastado pela inundação
Previsão do tempo: Pancadas de chuva com raios se espalham hoje por todo o país
Em alguns estados, as precipitações se espalham sobre todas as áreas, acompanhadas, também, de ventania