Um livro que será lançado na próxima quarta-feira (22/5) em Brasília discute os pontos principais que tornaram Jair Bolsonaro (PL) o primeiro presidente brasileiro não reeleito da história após a derrota nas eleições em 2022.
Em “Voto a voto: os cinco principais motivos que levaram Bolsonaro a perder (por pouco) a reeleição”, os autores Maria Carolina Trevisan e Maurício Moura analisam o cenário internacional, a gestão da pandemia, a crise econômica e o impacto destes e de outros fatores nas urnas.
Os dois trazem ainda uma análise sobre a participação das mulheres no processo eleitoral e mapeiam pontos de piora da avaliação de Bolsonaro, à luz dos resultados e da abstenção no pleito.
Junto de especialistas, pesquisadores, formadores de opinião e professores convidados, a obra debate o peso da candidatura de seu oponente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que acabou sendo eleito pela terceira vez como presidente da República — e se propõe a pensar o futuro e possíveis caminhos para o bolsonarismo.
As fontes de pesquisa para o livro foram diversas, além de dados inéditos do Instituto IDEIA e entrevistas exclusivas com: Carlos Melo, Conrado Hübner Mendes, Daniela Campello, Esther Solano, Jairo Nicolau, Juliano Spyer, Luciano Suassuna, Márcia Lima, Marcos Nobre, Pedro Doria, Sérgio Fausto e Thomas Traumann. A quarta capa (parte da traz do livro) é escrita pela jornalista Flávia Oliveira e o prefácio é do cientista político Fernando Abrucio.
Publicada pela Editora Telha, a obra terá eventos de lançamento em Brasília e São Paulo. Em Brasília será na quarta (22/5), de 18h30 às 21h, na Biblioteca do Senado Federal.
Em São Paulo, o lançamento ocorre no próximo mês, dia 17 de junho, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros), das 18h às 21h. O livro já está em pré-venda no site da Editora Telha.
Deixe um comentário