Por Lucas Rocha
A Portela vai fechar o carnaval do Rio de Janeiro de 2025, na madrugada da terça-feira para a quarta-feira de cinzas. Pela primeira vez, as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro terão três dias para desfilar na Marquês de Sapucaí e a escola de Madureira, que vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento, foi definida por sorteio como a responsável por encerrar o festejo momesco.
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) realizou na noite desta quinta-feira (23) o sorteio da ordem dos desfiles para o próximo carnaval e definiu a posição de cada agremiação.
A abertura do carnaval, no domingo, ficará por conta da Unidos de Padre Miguel, recém-chegada ao Grupo Especial após ser campeã da Série Ouro. Na sequência, definidas por sorteio, desfilam Imperatriz Leopoldinense, a atual campeã Viradouro e a Estação Primeira de Mangueira.
Na segunda-feira, se apresentam Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos de Vila Isabel.
A terça-feira será inaugurada com a Mocidade Independente de Padre Miguel. Na sequência, a Sapucaí receberá no novo dia Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela.
Enredos

O carnaval de 2025 vai ser marcado por enredos que exaltam a herança africana no Brasil e a força da povo negro brasileiro. Foto: Antonio Scorza | Riotur
O carnaval de 2025 vai ser marcado por enredos que exaltam a herança africana no Brasil e a força da povo negro brasileiro, mostrando mais uma vez a conexão dessa grande festa com os debates mais atuais da sociedade.
Além de Milton Nascimento na Portela, Xica Manicongo, no Tuiuti, e o caboclo Malunguinho, na Viradouro, estão entre os temas que vão agitar o próximo carnaval.
Carnaval: Promessa de ingressos mais baratos
Apesar da mudança nos dias dos desfiles ter gerado controvérsias entre sambistas, a promessa da Liesa é de que essa alteração permita que os ingressos das arquibancadas tenham uma redução significativa. Os novos valores ainda não foram divulgados.
O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontece entre os dias 2 e 4 de março de 2025, no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí.
Doações para o Rio Grande do Sul
O sorteio da ordem dos desfiles foi aberto ao público pela primeira vez. A entrada foi 1kg de alimento não perecível, destinado às vítimas da tragédia socioambiental que afeta o Rio Grande do Sul. As escolas de samba também coletam donativos em suas quadras e mobilizaram seus barracões para produzir rodos de madeira para remover o excesso de lama nos locais afetados.
Relacionados
Quem é o ex-CEO da Hurb, preso por furtar obras de arte no Rio
No ano passado, ele esteve envolvido em uma investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro por violência física, injúria racial, humilhação e calúnia
Lady Gaga no RJ: Procon investiga inflação dos aluguéis por temporada
Praia de Copacabana receberá, no próximo sábado (3) o show da cantora Lady Gaga
Rio abre oficialmente o calendário como Capital Mundial do Livro
País tem desafios para aumentar número de leitores, que ainda é baixo