ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Colunistas ICL

Como enfrentar seus medos

“Os medos nada mais são do que estados mentais. E o nosso estado mental está sujeito a controle e direção”.
04/06/2024 | 07h00

“Os medos nada mais são do que estados mentais. E o nosso estado mental está sujeito a controle e direção”.

Todos nós temos nossos medos em diferentes proporções e setores que variam dependendo da fase de nossa vida.

As características pouco mudam, nos fazendo sentir paralisados e impedidos de tomar decisões, pois nos assusta como uma sombra ameaçadora. Sentimo-nos dominados e ele está no comando.

Falo do medo que nos impede de tomar atitudes, de seguir em frente, e não o que nos chama atenção quando existe perigo eminente.

Aquele medo que nos alerta serve como um aviso precioso, chega como um relâmpago, provocando uma reação física real e nos coloca em uma posição de decisão de atacar ou fugir.

O outro, que gosto de definir como “medo irracional”, permanece cronicamente e nos impede de pensar racionalmente, se apoderando do nosso corpo e nossa mente.

Existe uma pequena história budista chamada “A sala com 1000 demônios”.

A história diz que quando os monges querem adquirir mais sabedoria para aprender a superar seus medos, lhes é oferecido um atalho, uma dinâmica que acelera anos de meditação servindo como um tratamento de choque na busca do domínio desta emoção tão bloqueadora.

Não custa testar fazer esta dinâmica para enfrentar seus piores medos e ter a chance de perceber a diferença.

Relaxe e feche seus olhos. Respire fundo e imagine que você está entrando por uma porta em uma sala com 1000 demônios e tem que sair do outro lado. Se você não sair da sala vivo, você com certeza morrerá.

Nesta dinâmica você tem um propósito, que é sair pela outra porta.

Eles nos dão 2 orientações, antes de entrar na sala.

  1. Lembre-se que tudo o que você verá, não importa quanto horrível pareça, é somente a projeção do seu pensamento.
  2. Não importa o que você veja, pense ou sinta, siga em frente e você sairá pela outra porta, ileso.

Quando tiver medo, transforme-o nestes demônios ameaçadores, fazendo com que pareçam mais aterrorizantes ainda.

Dê margens à sua fantasia e vá mais fundo imaginando o pior que eles possam lhe proporcionar. Use este ensinamento para enfrentá-los em situações diversas.

Lembre-se que o que te assusta e te paralisa em diferentes fases da sua vida é a projeção dos seus pensamentos e, se continuar em frente, engajado em seu propósito, seu objetivo, você conseguirá “sair pela outra porta” e se suplantará.

Perceberá que o poder para os combater está ao seu alcance, dentro de você mesmo. É só uma questão de aprender como usá-lo fazendo com que seu maior temor se transforme em mais uma grande superação.

Grande abraço,

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail