ICL Notícias
País

Foragido, bolsonarista Allan dos Santos usa mentiras para atacar Juliana Dal Piva nas redes

Ela mandou um recado aos divulgadores de mentiras: "Não adianta ficar criando campanha para me atacar porque isso não vai me fazer parar de trabalhar"
22/06/2024 | 09h19

O militante bolsonarista Allan dos Santos usou sua conta no Instagram para divulgar mentiras sobre a jornalista Juliana Dal Piva, do portal ICL Notícias.

Foragido nos Estados Unidos desde 2021, quando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou sua prisão por conta do inquérito das milícias digitais, ele publicou na plataforma prints de mensagens falsificadas que Juliana teria enviado a ele, com supostas ameaças. Ele também ataca o Instituto Conhecimento Liberta (ICL).

A jornalista gravou vídeo para esclarecer o público que acompanha seu trabalho e seguidores das redes sociais.

“Infelizmente estou aqui pra desmentir uma fraude que foi feita contra mim essa madrugada. O Allan dos Santos passou a espalhar uma série de prints forjados de uma conversa que nunca existiu, mas ele manipulou essa imagem pra dar a entender que seria uma conversa comigo no chat do Instagram”, disse ela na gravação. “Eu estou aqui para dizer a vocês o óbvio: que tudo isso é uma grande mentira com a intenção de me atacar e atacar meu trabalho”.

Juliana exibe um print de sua conta no Instagram para provar que nunca trocou mensagens com o militante bolsonarista.

“Eu tenho um recado tanto para o Allan quanto para as pessoas que estão orquestrando esse ataque, que é o seguinte: eu não vou deixar de trabalhar, eu não vou deixar de fazer o meu trabalho como jornalista. Eu já fazia antes de tudo isso e eu vou continuar fazendo. Então, não adianta ficar criando campanha para me atacar porque isso não vai me fazer parar de trabalhar”, disse a jornalista, que também é diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Ela disse que precisava dar essa explicação como esclarecimento às pessoas que acompanham seu trabalho. “Essa troca de mensagem é totalmente fraudulenta, então eu peço que vocês espalhem a verdade, e não as mentiras dele. Não compartilhem o vídeo em que ele forja essa conversa comigo porque isso não é verdade”, explicou.

Em sua coluna no ICL Notícias, Juliana tem publicado notícias sobre integrantes das milícias digitais bolsonaristas e sobre as acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ela conduziu a investigação que resultou no podcast “A vida Secreta de Jair“, produzido pelo UOL, que bateu recordes de audiência, e é autora do livro “O negócio do Jair“, sobre as movimentações financeiras do ex-presidente e sua família.

Allan foragido

Apesar de ter a prisão decretada pelo STF, o governo americano negou o pedido de extradição de Allan dos Santos e pediu mais informações sobre os processos em que ele é acusado.

A última aparição em público foi no início de maio, quando ele esteve junto com políticos brasileiros bolsonaristas no gabinete do congressista americano Chris Smith, membro do comitê de relações exteriores da Casa.

Ele estava ao lado de Integram figuras como Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Bia Kicis, Eduardo Girão, Filipe Barros, Gustavo Gayer, Deltan Dallagnol e Rodrigo Constantino.

Abraji condena ataque

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condenou o ataque e informou que acionou as plataformas X e Instagram para a retirada dos conteúdos falsos publicados pelo bolsonarista.

A presidente da Abraji, Katia Brembatti, no entanto, lembra que o processo para a retirada de publicações com informações falsas ou ataques é demorado, prejudicando a imagem e credibilidade do profissional e de toda a categoria.

“A Abraji se solidariza com a Juliana Dal Piva e com todos os jornalistas e todas as jornalistas que passam por isso. Infelizmente, por ela ter um trabalho combativo, isso faz com que vire um alvo mais frequente”, afirma Katia.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail