ICL Notícias

A previsão do tempo aponta que uma frente fria e um ciclone extratropical próximo ao litoral gaúcho e catarinense devem provocar muita chuva no Sul do país ao longo desta semana. Os meteorologistas apontam, ainda, que, com um ambiente quente e seco, há o risco de um avanço das chamas no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso e Goiás.

Previsão do tempo

Região sul

A região sul do país deve ter muita nebulosidade ao longo desta segunda-feira (24), sem chuva no oeste do Rio Grande do Sul e com previsão de chuviscos na Campanha e no litoral sul do estado.

Nas demais áreas gaúchas e também em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, os temporais acontecem a qualquer momento do dia. Os acumulados podem ser altos nessas áreas. O tempo permanece firme somente no norte do Paraná.

Frente fria e ciclone

Entre esta segunda-feira e a próxima terça-feira (25), uma frente fria deve avançar e provocar temporais no centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná.

Na quarta-feira (26) haverá a formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral gaúcho e catarinense, trazendo novas temporais durante o dia.

Na sexta-feira (28), uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul, avançado para os demais estados do sul no fim de semana. De acordo com os meteorologistas do Canal Rural e do Climatempo, o acumulado de chuva nos próximos cinco dias pode passar de 100 mm no centro norte gaúcho, em todo o território catarinense e no centro-sul paranaense.

Região sudeste

No Sudeste, o tempo firme deve permanecer no Rio de Janeiro, em praticamente todo o território de Minas Gerais e de São Paulo, assim como no interior e centro-sul do Espírito Santo.

O nordeste capixaba, o extremo-nordeste mineiro e o extremo-sudeste paulista podem ter chuva fraca e isolada.

Avanço da frente fria

Ao longo da semana, apesar do avanço de uma frente fria, a temperatura na região não deve oscilar muito, com a chuva se concentrando no extremo sudeste e litoral de São Paulo, onde o acumulado da semana pode chegar a 40 mm elevando a umidade relativa do ar.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o acumulado deve ficar na casa de 10 mm e em Minas Gerais, o predomínio ainda será de tempo seco.

Região centro-oeste

No Centro-Oeste, a semana começa com tempo firme em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, sem previsão de chuva. Em Mato Grosso do Sul, o sol também predomina na maioria das áreas, mas há possibilidade de chuva passageira no sul do estado.

Há, de acordo com a previsão do tempo, risco do avanço das queimadas que afetam a região do Pantanal, com o ambiente quente e seco principalmente em Mato Grosso e Goiás.

Há, de acordo com a previsão do tempo, risco do avanço das queimadas que afetam a região do Pantanal

Região nordeste

Nesta segunda-feira (24), a chuva permanece no litoral, com os maiores acumulados previstos para Ilhéus e Salvador (BA). No interior da região, o tempo ainda continua firme e seco.

No norte do Ceará, do Piauí e do Maranhão, as nuvens ficam mais carregadas. Há previsão de pancadas de chuva ao fim do dia, acompanhadas por raios.

Nas demais áreas do interior do Nordeste, o tempo segue firme, sem previsão de chuva. Na faixa leste da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, o volume fica na casa de 50 mm.

Região norte

O predomínio é de sol nesta segunda-feira, sem chance de chuva no Acre, centro-sul de Rondônia, sul e sudeste do Pará e no Tocantins.

Nas demais áreas, a chuva segue prevista, ocorrendo na maioria dos locais em forma de pancadas no fim do dia. Os destaques são Roraima e o leste do Amapá, onde a frequência e intensidade da precipitação pode ser maior.

Chuva

Nos próximos cinco dias, a chuva se concentra na faixa norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Acre. O volume deve ficar na casa de 50 mm.

No centro-sul do Pará e em Rondônia, a temperatura deve se manter elevada e não há previsão de chuva.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail