ICL Notícias
Internacional

Presidentes repudiam tentativa de golpe na Bolívia

Chefes de Estado e lideranças políticas da comunidade internacional manifestaram-se contra ataque à democracia
26/06/2024 | 20h06

Chefes de Estado e outras lideranças políticas da comunidade internacional denunciaram a tentativa de golpe ocorrida nessa tarde na Bolívia para depor o presidente Luis Arce. Também manifestaram sua solidariedade ao povo boliviano e fizeram apelo pelo respeito à democracia e ao Estado de Direito.

Os presidente da Espanha Pedro Sanchéz condenou as movimentações militares: “A Espanha condena veementemente os movimentos militares na Bolívia.”

Do Chile, o presidente Gabriel Boric manifestou sua preocupação e manifestou seu apoio à “democracia no país irmão” e ao “governo legítimo” de Arce.

O presidente de Cuba Miguel Díaz-Canel Bermúdezrimer declarou sua indignação com o “a ataque à democracia er ao povo boliviano”.

Santiago Peña, presidente do Paraguai, conclamou “um enérgico chamado” em respeito à democracia e ao Estado de Direito.

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, convocou os países-membros da CELAC a “condenar o fascismo que hoje atenta contra a democracia”.

Alberto Fernandéz, ex-presidente da Argentina (2019-2023), afirmou “apoio incondicional ao presidente Luis Arce e apelo à firme defesa da democracia”.

Presidenta eleita do México, Claudia Scheinbaum falou em atentado à democracia e manifestou “apoio incondicional a Luis Arce e seu povo”.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail