O Brasil é um dos mercados que mais consome suplementos alimentares no mundo. De acordo com o relatório divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), 59% das residências no país utilizam complementos à alimentação — o número tem crescido a cada ano, principalmente após a pandemia de Covid-19.
Mundialmente, o consumo de suplementos alimentares irá ultrapassar a marca de US$ 252 bilhões (R$ 1,25 trilhão) em 2025, caso se mantenha o crescimento de 7,5% ao ano, como tem sido na última década.
Contudo, tendo um mercado tão grande, os suplementos atraem também criminosos que tentam se aproveitar para aplicar golpes, vendendo complementos alimentares falsos, vencidos e com fórmulas adulteradas.
Como evitar o golpe do suplemento
Segundo especialistas, todo cuidado é pouco na hora de comprar suplementos alimentares e evitar cair em golpes:
- Compre em lojas/marcas estabelecidas no mercado: nesses locais aumentam as chances de realizar uma compra segura. Estabelecimentos que emitem laudo do produto e que têm site próprio dão uma certa garantia de confiabilidade ao produto.
- Comprar no site do fabricante: procure comprar diretamente no site do fabricante e evitar o marketplace, pois, caso haja algum problema com o produto, é possível entrar em contato diretamente com o SAC do fabricante.
- Aposte em suplementos com selos de confiabilidade: o selo é uma segurança de que os produtos foram fiscalizados e passaram por um órgão competente, garantindo pureza.
- Desconfie de produtos com o valor muito abaixo do mercado: suplementos que têm a mesma qualidade geralmente possuem valores de mercado parecidos. Caso algum produto esteja muito abaixo do valor médio, é bom desconfiar da procedência, qualidade e até mesmo da data de vencimento.
- Leia o rótulo: alguns suplementos falsificados terão lote alterado, data de vencimento errada, lista de ingredientes incompleta. Todos esses são indícios de falsificação.
- Converse com profissional de saúde: ele saberá indicar as marcas mais confiáveis e interessantes para o objetivo.
LEIA TAMBÉM
Colesterol: saiba quais são os principais alimentos para melhorar seus índices
Creatina: 25 marcas são reprovadas por excesso de impurezas; veja a lista
Deixe um comentário