O uso de remédios à base de Semaglutida, molécula encontrada no Ozempic e no Wegovy, e destinada ao tratamento contra o diabetes e a obesidade, pode elevar o risco de desenvolvimento de uma forma rara de cegueira. É o que revela estudo da Mass Eye and Ear, dos Estados Unidos.
Publicado na revista médica JAMA Ophthalmology, nesta quarta-feira (3), o estudo aponta que no verão de 2023, nos Estados Unidos, houve aumento no número de pacientes com neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA-NA) — espécie de AVC que pode causar perda súbita e indolor da visão em um dos olhos.
O estudo mostra que nos últimos seis anos, pacientes com diabetes tinham mais de quatro vezes mais probabilidade apresentarem diagnóstico de NOIA-NA. A informação é da CNN.
Já as pessoas que usavam a Semaglutida para combater o sobrepeso ou a obesidade, apresentaram probabilidade sete vezes maior de desenvolver a NOIA-NA. Segundo o estudo, o risco foi maior no primeiro ano uso da molécula.
Estudo é preliminar
Segundo os médicos da Mass Eye and Ear, no entanto, o levantamento não pode afirmar que os medicamentos com Semaglutida causam a NOIA-NA. Isso porque uma média de cerca de 100 casos identificados anualmente não pode se aplicada a um universo mais amplo como o da população norte-americana.
“Esses medicamentos proporcionam benefícios significativos e futuras discussões entre pacientes e médicos devem incluir a NOIA-NA como risco potencial. Nossos achados devem ser vistos como significativos, mas provisórios. Estudos futuros serão necessários, envolvendo uma população maior e mais diversa”, alerta Joseph Rizzo, diretor de neuro-oftalmologia no Mass Eye and Ear.
Em resposta à CNN, a farmacêutica Novo Nordisk afirmou que os dados do estudo não são suficientes para estabelecer associação entre o uso de medicamentos à base de Semaglutida e a NOIA-NA. A fabricante, por sinal, estuda a ligação entre a substância e a retinopatia diabética. O estudo deve ser concluído em 2027.
Já a Food and Drug Administration (FDA) informou que os rótulos aprovados para Ozempic e Wegovy incluem alterações na visão entre possíveis efeitos colaterais.
LEIA TAMBÉM
Conheça 6 dicas de como evitar cair no golpe do falso suplemento alimentar
Deixe um comentário