O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais para celebrar a vitória da coalizão de esquerda Nova Frente Popular, que surpreendeu e venceu as eleições parlamentares na França, realizadas neste domingo (7). A extrema direita, que aparecia como favorita, ficou em terceiro lugar, também atrás dos aliados do presidente da França, Emmanuel Macron.
Lula fez referência à frente republicana, firmada entre a esquerda e os macronistas para derrotar candidaturas da Reunião Nacional, partido de extrema direita comandado por Marine Le Pen, em distritos onde houve segundo turno.
“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje”, afirmou Lula.
Em meio a ataques de Javier Milei, presidente de extrema direita da Argentina, Lula citou também a vitória dos trabalhistas no Reino Unido. Ele afirmou que alianças em prol da democracia “devem servir de inspiração para a América do Sul”.
“Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, completou o presidente.
Leia também
Relacionados
Ameaçado de cassação, deputado bolsonarista se desculpa por desejar morte de Lula
Gilvan da Federal se retratou após AGU pedir investigação à PF e sofre críticas de aliados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Deputado que desejou morte de Lula vai ser investigado pela Polícia Federal
'Quero que morra', disse deputado sobre Lula