ICL Notícias
País

Forças de segurança ocupam seis bairros na zona oeste do Rio

Dez comunidades na Zona Oeste do Rio foram ocupadas em tentativa retomar território de grupos de criminosos e milicianos
15/07/2024 | 09h55

(Folhapress) — As forças de segurança do Rio fazem nesta segunda-feira (15) uma grande operação contra o crime organizado em 10 comunidades da zona oeste. Não há prazo para o fim da ação.

Governo quer retomar controle em regiões onde há disputas entre traficantes e milicianos. “Ali em Itanhangá até Vargem Grande e Vargem Pequena, passando por Jacarepaguá, é uma área que a gente sabe que o Comando Vermelho tem tentando tomar das milícias”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL), que acompanha a operação.

Ação tenta enfraquecer o controle territorial pelo crime organizado e a lavagem de dinheiro. Dois mil policiais foram mobilizados. A operação não vai ocupar territórios, mas agentes estarão nas ruas para investigar, identificar e prender criminosos.

Operação acontece na Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e César Maia. Também haverá um contingente policial atuando nos bairros Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Segurança pública

Castro prometeu retomar os serviços públicos nas comunidades. Nesta segunda, os grupos criminosos arrecadam milhões com o fornecimento ilegal de serviços de infraestrutura urbana, como internet, água e gás. É a chamada “taxa do medo”.

Ele anunciou que agentes de fiscalização estão nas comunidades para fechar empresas ilegais. “Vamos acabar com possíveis furtos de água, luz, venda de gás”. A Operação Ordo tem apoio da Prefeitura do Rio, concessionárias de energia, água e gás, além de operadoras de serviços de telecomunicações.

No Rio, as milícias dominam 41 bairros, o que corresponde a 58% do território da cidade e 2,1 milhões de habitantes (33,9%), segundo estudo do Geni-UFF de 2023.

LEIA TAMBÉM

Cláudio Castro critica Itamaraty por desculpas a diplomatas com filhos abordados pela PM

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail