Após uma sequência de frentes frias, o tempo deve voltar a esquentar no Centro-Sul do país a partir desta quinta-feira (18). Uma nova massa de ar quente deve se instalar na região central do Brasil e provocar o aumento das temperaturas.
A previsão do tempo do Climatempo aponta que um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil, o que contribui para a manutenção de uma massa de ar quente.
Esses bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Assim, as frentes frias não conseguem se estabelecer, o que provoca o aumento das temperaturas e impede a formação de grandes nuvens de chuva.
A alta nas temperaturas deve durar até o dia 25 de julho, sobretudo no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, as temperaturas podem ficar até 7 °C acima da média esperada para o mês de julho.
Em boa parte dos estados do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, boa parte do Centro-Oeste e sul do Acre, os termômetros devem registrar marcas entre 3 °C e 5 °C acima da média.
Veranico
Nos próximos dias, o Brasil, com a alta nas temperaturas, passará por mais um “veranico”, período de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono.
A partir desta quinta, as máximas devem ficar mais elevadas, mas as mínimas seguem frescas em boa parte do Brasil.
Previsão para esta quinta-feira (18)
Região Sul
O tempo segue firme em todos os estados da região Sul, com destaque para a faixa litorânea dos três estados, onde a nebulosidade aumenta, mas não chove.
Região Sudeste
De acordo com os meteorologistas do Canal Rural, o tempo também segue firme em todo o Sudeste do país. Destaque para a faixa litorânea, onde a nebulosidade aumenta, mas não chove.
Região Centro-Oeste
O tempo segue firme em todas as áreas e não chove ao longo desta quinta-feira. A umidade relativa do ar seguirá baixa nos horários mais quentes do dia.
Região Nordeste
Tempo seco no interior, com umidade relativa do ar baixa entre o sul do Maranhão e o oeste da Bahia. No litoral, o tempo continua instável, com previsão de pancadas de chuva isoladas.
Região Norte
O tempo segue instável entre o norte do Amazonas e o norte do Pará. No centro-norte de Roraima e norte do Amapá, há alerta para temporais. Nas demais regiões, o sol predomina e não chove.
Deixe um comentário