Por Agência Brasil
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou nesta quarta-feira (24) que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional foram afetados após um “incidente de segurança cibernética” ter sido registrado no dia anterior. A Polícia Federal (PF) e Agência Brasileira de Investigação (Abin) foram acionadas.
O sistema é usado para o andamento dos processos administrativos de nove ministérios e mais dois órgãos. De acordo com o MGI, o sistema está indisponível e não foi identificada, até o momento, perda de dados ou informações.
“Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, disse o ministério, em nota.
Sistema
O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos. Objetivo é garantir eficiência administrativa.
O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública.
O sistema é usado por nove ministérios — da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Fazenda; Povos Indígenas; Planejamento e Orçamento; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Previdência Social; Igualdade Racial, e das Mulheres –, além da Casa da Moeda e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.
SAIBA MAIS:
Falha na CrowdStrike foi causada por bug no controle de qualidade
Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft
Entenda a falha no sistema da CrowdStrike que causou apagão cibernético
Deixe um comentário