Reconhecido como um dos mais influentes comunicadores brasileiros, Felipe Neto lançou na quinta-feira (26) um projeto ousado. Ele pretende fazer com que frequentadores das redes sociais, acostumados a textos curtos e factuais, descubram pérolas da literatura mundial. Para isso, criou o Clube do Livro FN, que já nasceu como (mais um) estrondoso sucesso: a primeira obra indicada, ‘Fahrenheit 451’, de Ray Bradbury, chegou em poucas horas ao topo da lista de mais vendidos das livrarias digitais.
“O que fizemos nesses últimos dias desde a inauguração foi literalmente abalar o mercado editorial”, disse Felipe ao ICL Notícias. “Colocamos o livro de abertura, ‘Fahrenheit 541’, em primeiro lugar dos livros mais vendidos do país e esgotamos o estoque da Amazon em menos de 24h. Um dia depois da live de abertura as obras estavam esgotadas em livrarias físicas”.
Desde o lançamento, o clube teve 5.342 inscrições. Como é do seu estilo, o comunicador estabelece objetivos ambiciosos para o projeto: “Acredito que vamos, juntos, fazer história no país. E o melhor: por meio da leitura. Isso é só o começo”.
O desafio não é pequeno, se levarmos em conta as pesquisas mostrando que 84% da população adulta do Brasil não comprou nenhum livro no último ano e que 66% dos adultos brasileiros não leem textos com mais de dez páginas.
Para alcançar a meta, o Clube do Livro FN vai colocar a serviço do incentivo à leitura todos os recursos do mundo digital, como lives, um aplicativo, videoaulas e um fórum para interação dos participantes, tudo com a participação de Felipe Neto. Os livros indicados por ele serão escolhidos por uma curadoria formada por especialistas.
Os resultados para a primeira obra indicada não poderiam ser mais animadores.
“Estamos muito felizes e honrados pela escolha de Fahrenheit 451 como o primeiro título do Clube do Livro do Felipe Neto. Nós acreditamos muito no poder dos clubes de leitura e, com o alcance que tem o Felipe, em especial entre os jovens, temos certeza de que a iniciativa será muito importante para ajudar a formar uma nova geração de leitores”, diz Amanda Orlando, editora da Biblioteca Azul. “O Fahrenheit é um dos best-sellers da Biblioteca Azul, um daqueles títulos que costumamos a chamar de perenes, ou seja, que continuam a vender, a serem lidos e discutidos mesmo com o passar dos anos”.
Para Amanda, o motivo que explica isso é que, além de ser uma obra-prima da ficção do século 20 e uma grande influência para vários romancistas contemporâneos, muitos dos temas abordados na obra continuam, infelizmente, muito atuais. O livro é um clássico da ficção científica e da literatura distópica, que mostra um cenário em que vigora a censura à arte e em especial à literatura — algo que tem acontecido com triste frequência nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no exterior.
“Apesar de sempre apresentar boas vendas, desde que o Felipe anunciou que o Fahrenheit seria o primeiro título do clube, as vendas dispararam. Ele logo foi para o topo da lista dos mais vendidos da Amazon e esgotou em menos de duas horas, de forma que tivemos que providenciar uma reposição imediata”, conta a editora da Biblioteca Azul. “As vendas também tem crescido nas livrarias físicas e nas distribuidoras. É uma felicidade gigante ver que uma obra de tanto valor literário e tão necessária para os nossos dias está sendo levada para um número ainda maior de leitores. Muito obrigada, Felipe!”
O Clube do Livro FN tem duas modalidades: a gratuita, nas redes sociais, e a paga, que dá acesso ao aplicativo.
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