ICL Notícias

A judoca Beatriz Souza se tornou a primeira campeã olímpica pelo Brasil nos Jogos de 2024. A brasileira conquistou o ouro ao derrotar a israelense Raz Hershko nas finais do judô feminino na categoria de peso +78 quilos.

Durante disputa da final, Bia saiu na frente marcando um waza-ari no primeiro minuto da luta. A brasileira controlou a luta e administrou bem o combate, atacando e se defendendo perfeitamente de sua adversária israelense, conseguindo segurar o resultado e conquistar o ouro olímpico.

Nessas Olimpíadas, Bia já havia derrotado a sul-coreana Hayun Kim para chegar à semi-final, onde triunfou sobre a judoca número 1 do ranking mundial, a francesa Romane Dicko.

“Não estou acreditando ainda, toda vez que falam que sou campeã olímpica a emoção vem toda de novo […] Quando disse que queria vir conquistar esse sonho, meus pais foram os primeiros a me apoiarem, muito obrigada”, confessou a campeã olímpica em entrevista à Cazé TV, que continuou:

 

“Mulherada, pretos e pretas do mundo todo, é possível. Acreditem. As vezes a gente acha que está pagando muito caro, mas vale cada centavo quando a gente conquista o que a gente quer. Acreditem”, incentiva Bia, ainda emocionada após conquistar o ouro.

A brasileira ganha a primeira medalha de ouro para o Brasil em 2024 (Foto: Reprodução/Twitter)

1ª brasileira estreante a ganhar ouro em provas individuais

Essa é a primeira Olimpíada de Bia que, aos 26 anos, voltará de Paris com o ouro olímpico. O feito tornou Bia a primeira mulher estreante nas Olimpíadas a conquistar o ouro pelo Brasil em provas individuais.

Outras 5 atletas brasileiras já haviam conquistado a medalha dourada nesse tipo de prova, contudo, precisaram de mais de uma tentativa nos Jogos Olímpicos para realizar o feito.

As outras atletas brasileiras que conquistaram o ouro em categorias individuais foram:

  • Maurren Maggi (Atletismo) – ouro em Pequim 2008, sua estreia foi em Sydney 2000.
  • Sarah Menezes (Judô) – ouro em Londres 2012, sua estreia foi em Pequim 2008.
  • Rafaela Silva (Judô) – ouro no Rio 2016, sua estreia foi em Londres 2012.
  • Ana Marcela (Águas abertas) – ouro em Tóquio 2021, sua estreia foi em Pequim 2008.
  • Rebeca Andrade (Ginástica) – ouro em Tóquio 2021, sua estreia foi no Rio 2016.

Apesar disso, essa não é a primeira medalha da judoca. Beatriz já acumula 18 medalhas de outras competições, incluindo 4 ouros no Campeonato Pan-Americano, prata no Mundial de judô de 2022, e bronze em 2023. No momento em que entrou nas Olimpíadas, Bia ocupava a 5ª colocação no ranking mundial de judô.

Bia Souza: Trajetória até o ouro

Beatriz Souza, de 26 anos, nascida em Peruíbe, litoral de São Paulo, é filha de um pai judoca, e conquistou sua primeira medalha no esporte aos 7 anos. Ela deixou sua cidade natal aos 15 anos, indo para São Paulo, decidida a seguir a carreira esportiva.

Em 2020, Bia disputou uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio com sua amiga e rival, Maria Suelen Altheman. A vaga acabou ficando com Altheman.

Maria Suelen acabou integrando a equipe técnica de Bia, se tornando sua treinadora e auxiliando a atleta na sua jornada preparatória para os Jogos de Paris.

 

SAIBA MAIS:

Marcha atlética traz prata inédita para o Brasil nas Olimpíadas

Rebeca Andrade é a primeira brasileira a conquistar quatro medalhas olímpicas

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail