Um estudo da Serasa Experian revelou que cerca de 40% dos brasileiros já foram vítimas de algum tipo de fraude. A pesquisa ouviu mais de 800 pessoas.
De acordo com o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, os números apontam para a necessidade de segurança digital e maior conscientização sobre os riscos presentes no ambiente online. “Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da segurança digital para os consumidores brasileiros”, disse.
“As empresas precisam investir em tecnologias e práticas que garantam a proteção dos dados dos seus clientes e construam relações de confiança”, completou Caio. A informação foi dada pelo portal Terra.
Golpes mais comuns
De acordo com a pesquisa da Serasa, os golpes mais comuns envolvem o uso indevido de cartões de crédito (39%), seguido por fraudes financeiras, boleto falso e Pix (32%). Phishing, que é um ataque que tenta roubar o dinheiro ou a identidade, foi responsável por 21% dos golpes.
21% dos entrevistados declararam que já emprestaram seus dados pessoais para terceiros, seja para fazer uma compra on-line, abrir uma conta em banco ou conseguir empréstimo. Desses, 14% disseram que já tiveram seus documentos físicos roubados ou perdidos, dos quais 4% foram usados em fraudes.
Como se proteger?
A internet oferece uma infinidade de oportunidades, mas se tornou um terreno fértil para golpistas. Para se proteger, é fundamental manter-se alerta e adotar medidas preventivas:
- Desconfie de e-mails e mensagens não solicitadas que peçam informações pessoais ou financeiras.
- Evite clicar em links desconhecidos, especialmente em e-mails, e tenha cuidado com ofertas que parecem boas demais para ser verdade.
- Utilize senhas fortes e únicas para cada conta, mantenha seus softwares e aplicativos atualizados e ative a autenticação de dois fatores sempre que possível.
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