O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) decidiu nesta quarta-feira (7) retirar do ar o site de notícias Diário do Centro do Mundo. A decisão da Corte ocorre após processo movido pela deputada estadual Janad Valcari (PL) — a parlamentar é pré-candidata à Prefeitura de Palmas.
Janad Valcari decidiu acionar a Justiça após notícia publicada em novembro de 2023. Na reportagem, o DCM informou que a deputada teria faturado R$ 23 milhões por meio de um esquema que envolveria prefeituras de Tocantins e a banda Barões da Pisadinha.
Ainda segundo a reportagem do DCM, haveria a suspeita de que Janad Valcari repassaria dinheiro de emendas a prefeituras para que, depois, fossem contratados shows do Barões da Pisadinha. Até dezembro passado, a deputada era empresária do grupo — atualmente, um filho da parlamentar empresaria a banda.
Justiça: “tentativas infrutíferas”
Segundo TJ-TO, a decisão de suspender o site ocorreu devido a “tentativas infrutíferas” de contato com DCM e da “impossibilidade técnica” de suspensão apenas do link vinculado à reportagem que deu origem ao processo.
“Foi necessário adotar uma medida alternativa para garantir a efetividade da decisão judicial”, informou o TJ-TO.
DCM: revisão da sentença
Durante transmissão no YouTube nesta quarta-feira (7), o jornalista Kiko Nogueira, diretor do DCM, informou que os responsáveis pelo site não receberam nenhuma notificação da Justiça relativa ao processo movido pela deputada.
“Vamos ter que lutar muito para reverter isso. Nosso advogado está atrás disso e me disse que retorna em breve com a solução. Acho que ele vai ter que entrar com pedido de liminar pro site voltar ao ar. Enquanto isso, nós vamos perdendo dinheiro, audiência e, no limite, o que eles querem é quebrar o DCM”, disse Kiko Nogueira.
Repasses
Segundo o UOL, as cidades de Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins e Rio dos Bois, no Tocantins, receberam os shows da banda. Somente em 2023, a deputada teria repassado R$ 965 mil em emendas a esses municípios.
Procurados, a deputada Janad Valcari, a banda Barões da Pisadinha e o Tribunal de Justiça do Tocantins não retornaram os contatos. O espaço segue aberto para manifestação.
SAIBA MAIS
Juíza censura e manda prender jornalista de PE por denúncia contra promotor
Deixe um comentário