A onda de frio que avança pelo Brasil a partir de sexta-feira (9) vai provocar quedas bruscas de temperaturas mínimas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o Climatempo, pelo menos cinco capitais devem ter recorde de frio, com mínimas abaixo dos 10°C a partir de sexta-feira (9).
Curitiba (PR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS) devem resgistrar temperaturas mínimas abaixo dos 10 graus.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem ter queda de até 5°C nos próximos dias no Sul, em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
Na sexta-feira (9), a massa de ar frio deve se deslocar para o interior do Centro-Oeste, todo o estado de São Paulo e Triângulo Mineiro. No fim de semana, a expectativa é que o ar frio avance ainda mais pelo país, chegando até a região Norte. Há previsão de geada para o Sul e para alguns estados do Sudeste.
Mínimas abaixo dos 10°C
A onda de frio também deve baixar as temperaturas máximas que devem ser registradas nos próximos dias.
Veja como fica o tempo nas capitais com previsão de recorde de temperatura:
Rio de Janeiro
A capital fluminense pode registrar a menor mínima e menor máxima do ano. No sábado, a previsão é de máxima de 19ºC, o que seria a menor marca do ano. Já no domingo, a mínima pode ser de 12ºC, também a menor de 2024.
São Paulo
Em São Paulo, o frio intenso deve fazer com que o recorde de menor mínima seja quebrado. A previsão para domingo é de 7ºC. A menor mínima do ano até agora foi de 10,4ºC.
Curitiba
Em Curitiba, a expectativa é que a mínima fique na casa dos 2ºC no fim de semana. Caso se confirme, pode ser a menor marca do ano.
Florianópolis
Em Florianópolis, a previsão é de mínima de 6ºC para este sábado. A menor mínima do ano na capital até o momento é de 6,5ºC.
Campo Grande
Em Campo Grande, a menor mínima do ano foi 9ºC, registrada em julho. Para o sábado (10), a previsão é de mínima de 6ºC, o que estabeleceria um novo recorde.
Chance de geada no Sul e Centro-Oeste
Além da queda nas temperaturas, o ar frio também aumenta a chance de geada e de precipitações invernais em áreas do Sul e também do Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o Inmet, a tendência de geada deve acompanhar a evolução do ar frio e seco.
No domingo (11), a previsão é de geada generalizada em grande parte da região Sul. O fenômeno também pode acontecer no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro.
SAIBA MAIS:
Baixas temperaturas no inverno: saiba como se proteger do frio intenso
Deixe um comentário