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No Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (11), muitos consumidores buscam comprar presentes de forma online. Com isso, as fraudes se intensificam durante esse período. De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian, o problema pode ser prevenido com o uso da tecnologia.

Novas ferramentas como verificação cadastral, biométrica e a documentoscopia, que é a utilização de métodos para verificação de autenticidade de documentação, podem evitar perdas financeiras de mais de R$ 1 bilhão.

O valor do prejuízo inclui tanto consumidores quanto empresas em compras feitas nesta semana, entre 5 e 9 de agosto. Nesse mesmo período, mais de 217 mil fraudes podem ser evitadas.

Segundo a Serasa, se for considerado só o fim de semana do Dia dos Pais (10 e 11 de agosto), a estimativa é de que sejam detectados 93 mil casos de fraude. Nesse caso, o prejuízo pode chegar a R$ 520 milhões.

Como se prevenir de golpes?

Golpistas, golpes

Uma das dicas é garantir que informações pessoais estejam seguras e com senhas fortes para acesso nas plataformas em que estão disponíveis

Para se prevenir de golpes nesse período, uma das principais dicas é garantir que informações pessoais, como o documento e dados do cartão, estejam seguras e com senhas fortes para acesso nas plataformas em que estão disponíveis.

Os especialistas recomendam sempre que se desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Muitos criminosos usam nomes de lojas online conhecidas para tentar invadir o computador.

No mesmo sentido, links recebidos em grupos de mensagens de redes sociais devem ter atenção especial. Eles também podem ser fraudulentos, levando a páginas não seguras. Só devem ser constatadas informações pessoais, como dados de cartão, se o consumidor tiver certeza de que está em um ambiente seguro.

Os consumidores também podem monitorar com frequência a situação do próprio CPF para certificar que não foram vítimas de fraude.

Já as empresas devem adotar a combinação de big data, analytics e soluções automatizadas contra fraudes. É válido que as companhias mantenham o cadastro dos consumidores atualizado, com o qual é possível checar tentativas de fraude pela divergência de dados do cliente na comparação com a base de dados registrada.

 

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