ICL Notícias
País

Risco de inundações provoca fechamento de comportas em Santa Catarina

Defesa Civil determinou obstrução da Barragem Oeste, na cidade de Taió. De acordo com a pasta, medida foi tomada para evitar inundações
03/11/2023 | 15h00

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina determinou ontem o fechamento de todas as comportas da Barragem Oeste, na cidade de Taió. De acordo com a pasta, a medida foi tomada para evitar inundações.

“O fechamento se faz necessário pois tem o objetivo de diminuir a vazão dos rios justamente antes da chegada das chuvas previstas”, informou a secretaria, em comunicado na internet.

Taió e as cidades de Laurentino, Rio do Oeste e Rio do Sul estão sob estado de calamidade pública, conforme o decreto do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinado na última terça-feira (31).

A Defesa Civil informou também que a operação na Barragem Oeste está sendo monitorada por equipe técnica. “Ainda há risco muito alto para inundações graduais em toda região do Vale do Itajaí”, completou.

A secretaria pediu para a população ficar atenta aos alertas e seguir as recomendações das defesas civis dos municípios.

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com a Defesa Civil, ontem e hoje, o processo de formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, provoca temporais e chuva intensa em Santa Catarina.

“São esperados acumulados de 100 mm a 130 mm no Grande Oeste e parte dos planaltos, e de 50 mm a 100 mm no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Já no Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, os acumulados variam de 50 a 80 mm”, informou a Defesa Civil. “Há risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores”.

Para hoje e amanhã, a previsão é de ventos mais fortes em todo o estado, com rajadas entre 50 km/h e 80 km/h, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul e litoral, podendo superar os 100 km/h na serra.

“No final de semana, o afastamento do ciclone extratropical provoca agitação marítima e traz risco para ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A direção das ondas predomina de quadrante sul, com altura média de 2,5 m a 3,5 m, com picos de até 4 m”, completou.

ALAGAMENTOS
Segundo a Defesa Civil, os níveis dos rios catarinenses se elevaram na maior parte do estado por causa das chuvas registradas ao longo da madrugada e manhã de ontem.

A tendência é que a elevação dos níveis permaneça entre hoje e amanhã, trazendo risco muito alto para ocorrências de enxurradas, alagamentos e inundações nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Grande Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí.

O risco continua alto para ocorrências de enxurradas e alagamentos, podendo ocorrer extravasamentos em rios menores, como riachos e ribeirões nas bacias das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Já nas bacias hidrográficas dos Rios Canoas, Negro, Canoinhas e Timbó continuam estão em situação de alerta e emergência para inundações, com tendência de elevação dos níveis ao longo do final de semana.

Informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail