O “golpe do 0800”, uma nova modalidade praticada pelos golpistas, tomou conta de diversos canais de comunicação. O crime também é conhecido como golpe da confirmação de compra ou golpe da falsa central de atendimento.
Nessa modalidade, os golpistas entram em contato com a vítima, principalmente por mensagem de texto e ligação telefônica, se passando pelo funcionário de um banco que tenta confirmar uma tentativa de compra ou de transferência de dinheiro.
A vítima se assusta e não reconhece a compra e, então, é direcionada para uma falsa central de atendimento para cancelar a compra.
Quando a vítima entra em contato, o golpista tenta fazer com que a ela forneça dados pessoais e financeiros, além de números e senhas de conta e cartões.
Quando a comunicação ocorre por mensagem de texto, a própria mensagem pode informar um número que diz ser da central. Por telefone, o fraudador pode tanto fingir que ele já é atendente da central de atendimento, quanto fornecer um outro número.
Como evitar cair no golpe?
A principal forma de se proteger contra o golpe do 0800 é sempre desconfiar das mensagens e ligações. Os especialistas recomendam calma e que não se tome nenhuma atitude por impulso.
A Febraban orienta a entrar em contato imediatamente com os canais oficiais da sua instituição financeira para ter a certeza de que algo aconteceu com a conta. Não se deve ligar para os números fornecidos nas mensagens ou ligações suspeitas.
“O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento”, diz a Febraban.
Golpe dos Correios
Uma outra modalidade de golpe, conhecida como “golpe dos Correios”, também tem feito muitas vítimas nos últimos meses. Os fraudadores enviam mensagens falsas (por SMS, e-mail ou WhatsApp) em nome dos Correios.
A mensagem costuma dizer que é necessário pagar uma taxa para a liberação de uma encomenda, deixando também um link para o pagamento. Esse link direciona para um site falso que usa o nome e a logomarca dos Correios e, se feito o pagamento, o dinheiro vai para o golpista.
“Para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços. Também é indicado verificar o site da empresa (www.correios.com.br) e os perfis nas redes sociais para obter informações oficiais“, informou os Correios.
SAIBA MAIS:
Deixe um comentário