A partir desta quinta-feira (15), uma nova massa de ar quente começa a atuar no Brasil provocando o aumento das temperaturas no Centro-Sul do país. Algumas capitais devem ter grandes amplitudes térmicas hoje.
Os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que algumas das capitais que registraram o ápice de frio entre segunda e terça podem ter máximas próximas aos 30 °C já nesta quinta. A amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima) pode chegar a quase 20 °C.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a previsão é de mínima de 12 °C e máxima de 30 °C, um aumento de 18 graus. Em Curitiba, a mínima deve ser de 6 °C e os termômetros podem chegar na casa dos 24 °C na parte da tarde.
Previsão do tempo
Nos próximos dias, a massa de ar quente e seco deve se estabilizar na região central do país. Há, ainda, uma nova onda de calor prevista para o fim de semana. De acordo com os meteorologistas, a umidade relativa do ar deve cair ainda mais.
Essa quinta-feira (15) marcará uma transição para dias de tempo quente, começando com temperaturas ainda bem baixas e ter uma tarde mais quente. Segundo o Inmet, oito capitais do Centro-Sul devem ter mais de 15 graus de diferença entre as mínimas e as máximas:
Belo Horizonte
- Mínima: 11 °C
- Máxima: 28 °C
Brasília
- Mínima: 13 °C
- Máxima: 30 °C
Campo Grande
- Mínima: 16 °C
- Máxima: 33 °C
Cuiabá
- Mínima: 21 °C
- Máxima: 37 °C
Curitiba
- Mínima: 6 °C
- Máxima: 24 °C
Goiânia
- Mínima: 14 °C
- Máxima: 32 °C
Rio de Janeiro
- Mínima: 12 °C
- Máxima: 30 °C
São Paulo
- Mínima: 11 °C
- Máxima: 27 °C
Geada
O Inmet alerta, ainda, para a possibilidade de geada para algumas regiões do Sul do país. O Sul do Rio Grande do Sul, nordeste do Rio Grande do Sul e leste do Paraná e de Santa Catarina devem ter temperatura mínima de até 3 °C.
SAIBA MAIS:
Saiba o que esperar do clima em agosto nas diferentes regiões brasileiras
Deixe um comentário