Por Nicolás Satriano
A Passagem de Rafah, atualmente a única via de entrada e saída de estrangeiros na Faixa de Gaza, amanheceu fechada neste domingo (5). Ontem, sábado (4), a Autoridade em Gaza que faz o controle de acesso já havia decidido suspender a saída de estrangeiros e priorizar o fluxo de feridos nos últimos bombardeios de Israel.
A situação intensifica o drama do grupo de brasileiros que espera por autorização para deixar o território, que desde o dia 7 de outubro é alvo de mísseis israelenses com a justificativa de combate ao Hamas. Segundo informação da embaixada do Brasil na Palestina, hoje, domingo, não houve divulgação de lista de estrangeiros que poderão deixar Gaza.
Nos últimos dias, Egito e Israel chegaram a acordo, mediado pelo Catar, e com isso vinham sendo divulgadas listas de pessoas com passaporte de outros países que seriam permitidas a sair de Gaza. Durante o período, mais de 2 mil pessoas, de diferentes nacionalidades, foram autorizadas a atravessar a Passagem de Rafah.
Hoje, entretanto, prevaleceu o silêncio. A expectativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil é de que o grupo de 34 brasileiros possa atravessar a fronteira para o Egito até quarta-feira (8).
SEM GÁS E ÁGUA ACABANDO
A brasileira Shahed Al-Banna, de 18 anos, que está presa em Gaza, contou ao ICL Notícias que neste domingo o gás que usavam para cozinhar terminou. A saída foi usar fogo alimentado com gravetos para fazer chá e cozinhar pão.
O fogareiro é improvisado sobre uma estrutura enferrujada e com ferros retorcidos. Na foto encaminhada à reportagem aparece Alajrami Ahmed, de 43 anos, outro brasileiro preso em Gaza.
A água potável também está acabando, segundo Shahed. Pelos cálculos dela, a quantidade disponível deve durar até amanhã, segunda-feira (6).
A jovem também contou que pediu ajuda à embaixada na Palestina, que enviou dinheiro para que eles comprem suprimentos. No entanto, disse ela, o valor não dá para comprar todos os insumos.
Relacionados
Conheça a técnica usada pelo MST na Venezuela para produzir mais rápido
Modelo Mandala é espaço circular com o plantio de diferentes alimentos; no centro, a produção de proteínas
Brasileiros foragidos reclamam de condições de prisões na Argentina, diz site
Três dos cinco brasileiros que estão detidos em Buenos Aires se queixam que são vítimas de violações aos direitos humanos
Novo avião com 96 brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil
Aeronave pousou em Fortaleza com 96 repatriados a bordo