A Polóicia Federal foi acionada hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para investigar uma imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que circula nas redes sociais.
A dúvida é se a foto foi compartilhada antes ou depois do início do exame. A imagem mostra a página do tema da redação, com os respectivos textos motivacionais.
De acordo com o Portal Nacional da Educação, a imagem que circula nas redes, no entanto, “não contém o código do caderno de questões e tão menos o código de barras”.
O tema da redação do Enem 2023 é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Por meio da assessoria de imprensa, o Inep informou que, ao identificar qualquer tipo de irregularidade, é procedimento padrão avisar a PF para a apuração dos fatos.
Professores ouvidos pelo jornal O Globo confirmam que a imagem é compatível com a prova. Os portões das escolas fecharam às 13h e, às 13h30, começou a prova. Os alunos podem começar a sair a partir das 15h30, sem levar o conteúdo do exame,
A nota do Portal Nacional da Educação diz o seguinte:
“Circula nas redes sociais uma imagem com o possível tema de redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será realizado neste domingo (5), com o tema: ‘Os impactos na saúde e segurança de jovens brasileiros expostos a conteúdos violentos em ambientes virtuais’. No entanto, apesar que (sic) a imagem contém imagens coloridas, a imagem não contém o código do caderno de questões e tão menos o código de barras. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) foi acionado para apurar sobre o suposto vazamento do tema da prova de redação e o espaço segue aberto.”
Relacionados
Agente da Abin afirma ter sido obrigado a trazer relógios do Qatar para Ramagem, diz site
O agente teria sido 'constrangido' por uma assessora de Ramagem para que trouxesse os itens
Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda
Interessados têm até 25 de abril para fazer a solicitação
PF faz operação contra atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio na Paraíba
Apurações tiveram início a partir de relatório encaminhado pelo FBI