ICL Notícias

Nos 185 anos do nascimento de Machado de Assis, completados em junho, o projeto Negro Muro faz uma gigantesca homenagem ao maior nome da literatura brasileira e um dos maiores da literatura mundial. Um painel de 18 metros com a figura do escritor e imagens alusivas a sua obra está sendo pintado na lateral da Academia Brasileira de Letras (ABL) — Machado foi um dos fundadores da instituição —, no Centro do Rio de Janeiro, e ficará pronto até o fim de setembro.

O Negro Muro é uma ação contínua de registro artístico da memória negra em murais públicos. Uma espécie de cartografia negra do Rio de Janeiro por meio do muralismo que também tem um braço educativo nos livros didáticos ou presencialmente com aulas, palestras e atividades em escolas, principalmente públicas. Já são 60 murais pintados desde 2018.

O projeto é de autoria do muralista Cazé e do produtor e pesquisador Pedro Rajão.

“A importância de pintar Machado de Assis na ABL é pelo fato de ele ser reconhecido como o maior nome de nossa literatura, mas também porque de tempos em tempos esse escritor genial volta à pauta, seja na discussão da identificação racial dele, seja para discutir sua obra, ou porque uma tiktoker gringa descobriu a sua escrita e esgotou seus livros na Amazon. Ele está tão vivo que agora vai aparecer em cores pelos pincéis do Cazé e pela minha pesquisa”, diz Rajão.

Esboço do mural de Machado de Assis, no prédio da ABL, em frente à estátua do escritor

O mural de 18 metros de altura e 8 metros de largura vai ostentar um grande retrato de Machado pintado a pincel trazendo referências estéticas do Rio de Janeiro do século 19, além de aspectos pessoais da vida do escritor, como a esposa, Carolina Augusta, a paixão pelo xadrez, a cadelinha Graziela, a trajetória como tipógrafo, dentre outras surpresas.

O Petit Trianon, edifício histórico doado pelo governo francês à ABL em 1922, abriga a sua coleção pessoal, documentos, seus óculos, seu pequeno caldeirão, móveis de sua casa e uma imponente estátua que, agora, ficará aos pés do próximo mural do projeto.

Mural em homenagem à atriz Ruth de Souza, na Cinelândia

Entre as personalidades negras retratadas pelo projeto Negro Muro em vários pontos do Rio de Janeiro estão Ruth de Souza, Zezé Mota, João Cândido, o goleiro Barbosa, Lima Barreto, Alcione, Pixinguinha e mais 53 nomes. O painel de Machado de Assis será o 61º.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail