A previsão do tempo do Climatempo aponta que a primeira semana do mês de setembro será marcada por uma nova onda de calor que deve elevar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país. Depois do calorão, no entanto, uma forte frente fria deve avançar perto do final do mês.
Calor em setembro
Já a partir desta segunda-feira (2), uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer no Brasil, dando início a uma onda de calor. Essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país.
A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
No Centro-Oeste do país, sobretudo no Mato Grosso, as temperaturas podem ultrapassar os 40 °C. Estados como Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo também devem se aproximar dessa marca.
Os meteorologistas do Climatempo alertam que a umidade do ar ainda pode atingir valores de emergência, abaixo dos 12%, em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.
Chuvas em setembro
Em setembro, as chuvas devem ficar acima da média apenas na faixa norte da região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo e na região Sul. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná, o volume deve ficar abaixo da média.
Temperaturas em setembro
No mês, as temperaturas devem ter marcas acima da média em todo o país, com possibilidade de novas ondas de calor. Em 2024, o Brasil já teve três ondas de calor.
Em áreas do Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí, as temperaturas médias podem ultrapassar os 30 °C.
SAIBA MAIS:
Brasil precisa reduzir emissões em 92% até 2035, propõe Observatório do Clima
Deixe um comentário