ICL Notícias
Política

Bolsonaristas pretendem ir ao STF para barrar privatização da Sabesp, diz colunista

Iniciativa contraria uma das principais medidas anunciadas pelo governador, também bolsonarista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
07/11/2023 | 08h52

Economistas e advogados que estiveram no governo Bolsonaro ou apoiaram o ex-presidente querem tentar barrar a privatização da Sabesp. Segundo publicou nesta terça-feira (7) a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, o grupo pretende ir ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça — indicado por Jair Bolsonaro — e apresentar dados indicando possíveis prejuízos aos consumidores de São Paulo, estado governado pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A iniciativa, aliás, vai de encontro com o que pretende Tarcísio, que aposta em privatizar a Sabesp como uma de suas principais medidas. Ao buscar Mendonça, o grupo de bolsonaristas tem como alvo uma ação movida pelo PSOL e pelo PT contra a privatização.

Outro bolsonarista convicto a criticar a privatização é Fabio Wajngarten, que foi chefe da Secretaria de Comunicação no governo Bolsoonaro. Ao comentar o assunto no X (antigo Twitter), o ex-secretário disse que “existe uma direita preocupada com a soberania do Brasil”, acrescentando que “a Sabesp é um ativo estratégico do país, é uma das maiores empresas do mundo na distribuição de água e também na área do saneamento básico”.

O posicionamento de Wajngarten vai além. O bolsonarista segue afirmando na publicação que “não faz sentido sairmos do monopólio público para cair no monopólio privado” e que “não podemos deixar a população refém de grupos empresariais que mal conhecemos”.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail