No ICL Noticias — 1ª Edição, a socióloga Jordana Pereira verifica o cenário das eleições no Brasil para a candidatura de prefeitos e vereadores. Segundo os dados do agregador do ICL, há quatro principais movimentações: a primeira que já foi sinalizada é a subida do Pablo Marçal, que na Quaest subiu 7 pontos percentuais. Então, há um triplo empate na cidade de São Paulo, com Boulos (PSOL) com 23%, Marçal (PRTB) com 22% e Nunes (MDB), 22%.
Em Teresina, o Fábio Novo (PT) empatou com o primeiro colocado, Silvio Mendes (UB). Em Rio Branco o candidato Marcus Alexandre (MDB), que é o candidato do Lula, está primeiro lugar atualmente. A última cidade que teve uma movimentação interessante foi Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em que Sebastião Melo (MDB) abriu um pouco de vantagem em relação à candidata Maria do Rosário, do PT.
“Três das capitais tiveram um bom avanço dos candidatos do Lula e em uma, que é Porto Alegre, o candidato do Bolsonaro avançou. Então, as coisas estão se movimentando. […] Outro dado interessante é das cidades em que o cenário tá ficando mais cristalizado, com grandes chances de vencer já no primeiro turno”, afirma Jordana.
Segundo os dados, os candidatos Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, e João Campos (PSB), de Recife, ambos apoiados pelo presidente Lula, estão bem consolidados e com grande chance de vencer no primeiro turno.
Outras quatro cidades também possuem candidatos com chance de vencer no primeiro turno, nas quais três delas estão com candidatos de Bolsonaro liderando a corrida. São eles o JHC (PL) em Maceió, que tá com 74% da intenção de voto; a Mariana Carvalho (União Brasil) em Porto Velho, com 51% da intenção de voto; e o Bruno Reis (União Brasil) em Salvador, com 66% também das intenções de voto.
Deixe um comentário